<$BlogRSDURL$>

domingo, janeiro 08, 2006

Críticos decidem 

Críticos norte-americanos elegem "Capote" melhor filme de 2005
O filme "Capote", que retrata os anos que o e scritor Truman Capote dedicou à pesquisa e escrita do seu romance "In Cold Blood " (A Sangue Frio) foi sábado considerado a melhor película de 2005 pelos crítico s cinematográficos norte-americanos. A decisão só foi tomada após seis votações dos 45 associados da Sociedade norte-americana de Críticos de Cinema, reunidos num restaurante de Manhattan, No va Iorque, revelou Liz Weis, directora executiva da sociedade.
Em segundo lugar ficou "A History of Violence", sobre a Máfia, seguido de "2046", um filme que fala sobre as pesquisas de um antigo editor de jornal num q uarto de hotel. Philip Seymour Hoffman, que protagoniza "Capote", foi considerado o melhor actor de 2005 pela maneira como encarnou o papel do escritor, que ficou obcecad o com o assassínio, em 1959, de uma família de agricultores no Kansas.
Jeff Daniels, que desempenha o papel de pai de dois rapazes no filme "The Squid and the Whale", uma história sobre um divórcio, ficou em segundo lugar, en quanto o terceiro lugar foi ocupado por Heath Ledger, um cowboy perturbado com o s sentimentos que sente por outro homem no filme "Brokeback Mountain".
Reese Witherspoon ganhou a eleição para melhor actriz pelo papel de June C árter Cash, no filme biográfico sobre a família do cantor Johnny Cash "I walk th e line", cabendo a Keira Knigthley o segundo lugar ("Pride and Prejudice"), enqu anto o terceiro lugar foi partilhado por Vera Formiga ("Down to the bone") e Kat e Dollenmayer ("Funny Ha Ha").
David Cronenberg ("A History of Violence") foi considerado o melhor realiz ador e o galardão de melhor argumento coube a Noah Baumbach ("The Squid and the Whale"). "Gegen die Wand", do alemão Fatih Akin, sobre a segunda geração de turcos residentes na Alemanha, foi considerado o melhor filme em língua estrangeira.

in Lusa

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?