<$BlogRSDURL$>

domingo, janeiro 22, 2006

Cinemateca 

Exposição inédita revela espólio de máquinas filmar pequeno formato
Uma exposição inédita do espólio completo de máquinas de filmar de pequeno formato da Cinemateca Portuguesa, incluindo um exemplar de 1899, pode ser visitada pelo público até Março deste ano no espaço da instituição. De acordo com uma fonte da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, em Lisboa, a entidade decidiu revelar ao público, pela primeira vez, este espólio por ter considerado que detinha "um conjunto de peças representativo, com algumas delas já restauradas".
Intitulada "Histórias em Pequeno Formato", a exposição integra 78 máquinas de filmar acompanhadas por alguns acessórios, nomeadamente lentes, tripés, projectores e filmes, abrangendo o período de 1899 até 1985. Estas máquinas foram criadas para serem usadas com películas de formato reduzido, inferiores a 35 mm, padrão usado normalmente pela indústria e pelos profissionais.
De acordo com a mesma fonte, a Cinemateca Portuguesa foi adquirindo diversas máquinas e recebeu também várias doações e depósitos por parte de realizadores ou suas famílias.
O espólio tem estado guardado na instituição em condições especiais de temperatura e de humidade e pela primeira vez é exposto publicamente na sua totalidade. Criadas pelos fabricantes a pensar na utilização pelos amadores, estes pequenos formatos eram mais baratos, portáteis e mais fáceis de utilizar, tendo, por isso, representado um importante papel na história do cinema ao contribuir para a democratização do seu acesso.
Depois do surgimento das máquinas de pequeno formato, os filmes entraram nas salas de estar das famílias e os realizadores "amadores" multiplicaram-se. Mas, além dos "filmes de família", este formato foi usado de forma mais experimental e criativa por realizadores que se associaram a nível nacional e internacional, criando filmes que foram premiados em festivais internacionais.
Contudo, apesar do seu enorme sucesso durante boa parte do século XX, a grande diversidade de soluções técnicas que foi surgindo no mercado ditou o seu desaparecimento rápido, sobretudo com a generalização do vídeo. A exposição "Histórias em Pequeno Formato" está patente ao público, com entrada livre, das 12:30 às 00:30, no Espaço 39 Degraus da Cinemateca Portuguesa até 17 de Março. in Lusa


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?