<$BlogRSDURL$>

sábado, janeiro 28, 2006

Amadeus 



AMADEUS
O filme passa neste momento na RTP1. Amadeus é sobre Mozart. Wolfgang Amadeus Mozart. É um filme que recordo com saudade, já que o vi ainda no ciclo, deveria ter 10 ou 11 anos. Fiquei espantado com o filme, maravilhado mesmo. A personagem de Mozart era deliciosamente divertida, cativante, interessante e motivadora. A personagem narradora, é estranhamente intensa e mórbida, ciumenta. O filme marcou-me e nunca esqueci aquele dia em que o vi na escola. O RISO de Mozart, no filme, era inconfundível. Glorioso, como a sua música. Passam-se depois os momentos difíceis e também com esses se aprendeu.

O filme de 1984 de Milos Forman teve ainda o papel de me dar um prazer imenso de ouvir Mozart. Recordo-me da minha procura pela música de Mozart, numa altura em que ainda não havia a facilidade dos mp3's. Quando finalmente consegui ouvir, lembro-me de sentir a melodia junto à janela com vista para o pinhal... com 11 anos.



Realizador: Milos Forman
Com: Elizabeth Berridge, F. Murray Abraham, Jeffrey Jones, Tom Hulce
Duração: 128 minutes


O nome Amadeus, que é o nome do meio de Mozart, significa "Amado de Deus".

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?