<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Outras estreias 



A grande missão
O Resgate dos "Soldados Fantasma".
1945. Centenas de soldados americanos que se encontravam prisioneiros, num brutal campo de guerra Japonês, em Cabanatuan nas Filipinas, estavam prestes a terem o mesmo destino que muitos dos seus companheiros: a morte. Esses eram os únicos soldados a manterem-se vivos nas Filipinas, dos 70 mil americanos e forças aliadas que se tinham rendido ao Exército Imperial Japonês em 1942, logo após a retirada do General MacArthur. Em Cabanatuan, acreditando que estariam esquecidos dos seus compatriotas, os prisioneiros alcunhavam-se de “os soldados fantasmas” e lutavam pela sobrevivência, chefiados pelo Major Gibson (Joseph Fiennes), a sofrer de febre da malária, mas ajudado pela resistência filipina na pessoa duma enfermeira e seu grande amor.
Este filme de guerra baseado em factos verídicos conta não só a coragem e audácia desses homens, mas também daqueles que os foram salvar. Os chamados Rangers, liderados pelo duro e ambicioso tenente coronel Henry Mucci (Benjamin Bratt), engendram uma das missões de salvamento mais arriscadas da história, antes que seja tarde demais. Reunindo um grupo de jovens Rangers, onde se inclui o promissor actor James Franco, a emoção, morte e sofrimento habitual das guerras estará deste ataque surpresa que faz parte da história norte-americana. Um filme onde a honra e a persistência são temas principais, mas onde o amor não é esquecido.

De: John Dahl
Com: Benjamin Bratt, James Franco, Joseph Fiennes
Género: Guerra
EUA/Austrália, 2005
120 minutos
www.miramax.com/thegreatraid

-------

O Salta-Pocinhas
O cinema luxemburguês é pouco conhecido em Portugal, mas esta animação mais direccionada para o público infantil mereceu estreia nas salas portuguesas, ou não tivesse ganho o Prémio Especial do Júri em Montreal e o Prémio do Público para Melhor Animação no Festival de Bruxelas, ANIMA. Reinaldo é um famoso fora-da-lei, uma raposa de espírito vivo cuja única maldade é roubar aos ricos para alimentar a família. O seu maior inimigo é Lupino, um terrível lobo que procura a todo o custo prender Reinaldo para sempre, sem sucesso. Certa noite, ao fugir das garras do malvado Lupino, Reinaldo acaba por levar para casa, acidentalmente, um mapa. E a aventura começa. Sabendo que o mapa o leva até um tesouro de incalculável valor, Reinaldo parte, na companhia do seu inseparável amigo Rufino – um rato nervoso e comilão –, na esperança de assim poderem vir a concretizar os seus sonhos. O filme é inspirado numa fábula medieval europeia – «Le Roman de Renart» – sobre a qual também escreveu o romancista português Aquilino Ribeiro no seu livro «O Romance da Raposa».

De: Thierry Schiel
Com vozes de: Fernando Alvim, Fátima Lopes, Rui de Carvalho, Paulo Martinez, Ruben Castro, João Pinto, José Pedro, Saul Monteiro, Catarina Santos, Marta Madeira
Género: Animação
Luxemburgo, 2005
90 minutos
www.oniriapictures.com

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?