<$BlogRSDURL$>

sábado, dezembro 17, 2005

Nárnia 



A magia de Nárnia
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa: As Crónicas de Nárnia.
Um mundo fantástico e de grande imaginação criado pelo autor irlandês CS Lewis, ganha forma no grande ecrã em mais épico clássico. Depois do Senhor dos Anéis, acompanhamos agora as descobertas de quatro crianças…

João Tomé

Há 55 anos CS Lewis era um autor promissor que tinha acabado de editar o seu primeiro livro infantil e o primeiro da saga de Narnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa.
Nos anos seguintes este irlandês cuja primeira obra infantil foi descrita por J.R.R. Tolkien como «um amontoado de elementos que destoavam», escreveu mais livros sobre Narnia. A saga tornou-se numa das mais inspiradoras na infância de milhões de pessoas – passando por várias gerações – que descobriram o mundo criativo que existe por trás de um guarda-fatos muito especial.
Na sequência do grande sucesso que foi a adaptação do Senhor do Anéis para o grande ecrã, a Disney pegou no mundo fantástico de CS Lewis e colocou-o com muitos meios no cinema, após se falar há alguns anos numa possível adaptação deste obra. Portugal assiste amanhã (quinta-feira) a uma estreia mundial muito aguardada pelos leitores, e com um universo magnífico à espera de ser descoberto por quem não conhece os livros.
Esta aventura intensa decorre na Inglaterra da II Grande Guerra e conta a história de quatro irmãos distintos. Lucy, Edmund, Susan e Peter que são enviados para uma casa no campo para estarem mais protegidos da guerra. É lá que irão descobrir um guarda-roupa mágico muito especial que é a porta de entrada para o mundo de Nárnia. O realizador escolhido para o projecto foi Andrew Adamson, que dirigiu já os dois sucessos de Shrek. Já as filmagens foram, à semelhança do Senhor dos Anéis, na Nova Zelândia. A aposta parece ganha dado o ambiente mágico criado para este filme, apesar de ser uma película que se torna infantil a partir de certa altura na história...





E o que é Nárnia?
Imagine-se numa casa no meio do campo, entrar numa sala onde está um grande roupeiro, abrir a porta e ver que existe toda uma floresta enorme repleta de neve dentro do roupeiro – é o que acontece a Lucy, a mais nova dos quatro irmãos.

Esta é a premissa para o filme e para a entrada em Nárnia. Um mundo repleto personagens únicas, desde criaturas falantes, anões, faunos, centauros e gigantes, amaldiçoados e condenados ao Inverno eterno pela Feiticeira Branca, Jadis (Tilda Swinton) que as crianças irão descobrir e do qual farão parte. Guiados por um soberano, nobre e místico, o magnifico Leão Aslan, os jovens vão combater o poder que Jadis tem sobre o mundo de Nárnia numa batalha espectacular que o libertará do feitiço para sempre. Existem depois enseadas cobertas de árvores, candeeiros mágicos, tocas de castores, o castelo gelado de Cair Paravel que fazem parte deste imaginário mágico e inspirador.

De: Andrew Adamson
Com: Georgie Henley, William Moseley, Skandar Keynes, Anna Popplewell, Tilda Swinton, Rupert Everett, Liam Neeson
Género: Acção/Aventura
EUA, 2005
125 minutos
www.narnia.com.pt

----

Os irmãos
PETER PEVENSIE
Peter é o líder natural, além de ser o mais velho das quatro crianças Pevensie, é um rapaz sério e inteligente, habituado a manter a paz entre o seu irmão e irmã

SUSAN PEVENSIE
Susan, a segunda mais velha, tem a tendência em mandar nas duas crianças mais novas. Não é aventureira.

EDMUND PEVENSIE
Edmund, o segundo mais novo dos quatro, é uma pessoa complicada. Tem ciúmes de Lucy e Peter e fica satisfeito quando a Feiticeira Branca lhe dá poder para se vingar.

LUCY PEVENSIE
Apesar de ser a mais nova, tem um forte sentido do que é certo e errado e nunca contará uma mentira. É a que tem a relação mais próxima com o leão rei da floresta Aslan. Aslan irradia solenidade e prazer, força e delicadeza, fúria e ternura.

Comments:
oi entra no meu blog tbm
e legal o seu
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?