<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Mais no cinema 

Número de espectadores aumentou 43 por cento em Novembro - ICAM
O número de espectadores nas salas de cinema em Portugal subiu 43 por cento em Novembro relativamente ao mês anterior, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM).
Ainda de acordo com o instituto, durante o mês de Novembro assistiram a sessões cinematográficas aproximadamente 1,5 milhões de espectadores, o que representa também um acréscimo de 29 por cento em relação ao mesmo período de 2004.
O filme mais visto em Novembro foi "Harry Potter e o Cálice de Fogo", com 213 mil espectadores, e, entre os filmes mais vistos regista-se uma longa-metragem portuguesa, "O Crime do Padre Amaro", com cerca de 175 mil espectadores.
Realizado por Carlos Coelho da Silva, o filme é inspirado no romance homónimo de Eça de Queirós e conta com as participações de Soraia Chaves, Jorge Corrula e Nicolau Breyner. O ICAM sublinha que estes dados representam "uma inflexão positiva, tendo em consideração os últimos meses de exibição cinematográfica em Portugal", que indicava uma diminuição acentuada.
No início de Novembro, o Instituto divulgou um estudo nacional onde se concluía que 58,2 por cento dos portugueses sente indiferença pelo cinema nacional, nomeadamente desinteresse pelos argumentos e tem uma ideia negativa dos actores. Globalmente, o estudo da Universidade Lusófona concluiu que existe uma "falta de empatia" e uma "atitude negativa generalizada" dos portugueses em relação aos filmes nacionais, segundo os responsáveis.
O trabalho foi realizado com as respostas de cerca de 2.000 inquiridos e levado a cabo pelo Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias da Universidade Lusófona de Lisboa. Dos inquiridos, 45 por cento não se recordava do último filme português que viu, 24,2 por cento não vê habitualmente cinema nacional e 93,3 prefere os filmes estrangeiros.

in Lusa

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?