<$BlogRSDURL$>

domingo, dezembro 25, 2005

Filmes de Natal 



Há dois tipos de filmes de Natal. Aqueles que têm um espírito solidário e fraterno, bem ao estilo do Natal, embora não façam qualquer referência ao Natal. E depois existem aqueles que falam directamente no Natal. Dentro desses, considero existirem dois sub-grupos essenciais: os filmes que mais lamechas natalícios com mensagens pouco criativas e apenas bondosas, e os outros filmes que brincam, confundem, distorcem um pouco o espírito, mesmo que chegam lá de uma forma ou de outra. Recordo-me de ver na minha infância, por altura do Natal, o Feiticeiro de Oz. Um clássico do qual sempre gostei, primeiro como puro fã, depois pela nostalgia. Depois recordo-me de passar há uns anos uma bela madrugada de Natal a ver o maravilhoso mundo de Tim Burton, sombrio mas intenso, divertido e inspirado: The Nightmare Before Christmas (1993).
Para além destes, existem dois filmes que adoro, curiosamente ambos protagonizados por Bill Murray, um dos meus actores preferidos desde os meus 10 anos!



O primeiro é o fantástico Scrooged. Um filme que brinca um pouco com o espírito de Natal, ao retratar um executivo de uma cadeia televisiva mau e céptico em relação ao Natal, que tem a visita constante de três fantasmas prontos para o atormentar. É um filme que está no top de filmes de Natal no meu livro.

O segundo é o inteligente e curioso Groundhog Day, onde o tempo irá parar. Embora não esteja directamente relacionado com o Natal, é passado numa pequena vila onde está a ocorrer uma festividade tradicional e há neve. Além disso a história não podia ser mais apetecível. Murray é um reporter cínico e atiradiço, bem no estilo de papéis que fez na altura, que vai viver a aventura de repetir um dos piores dias da sua vida constantemente, até tornar-se numa pessoa melhor. Conta com interessante Andy MacDowell. Murray fez este filme logo a seguir a ter protagonizado ao lado de Richard Dreyfuss o perturbantemente divertido e psicótico, What About Bob? (1991). Curioso é ainda o facto de quem ter realizado este filme onde o tempo parou, ser Harold Ramis, que esteve com Murray em Ghost Busters (1984).

--


The Wizard of Oz (1939)
The Nightmare Before Christmas (1993)
Scrooged (1988)
Groundhog Day (1993)




Bill Murray e o MagaCINE desejam a todos um Natal Scrooged.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?