<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Fantas 


Mais de 400 longas-metragens inscritas no 26º Fantasporto
Mais de quatrocentas longas-metragem já se inscreveram para a 26ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto, o Fantasporto 2006, que começará a 20 de Fevereiro, disse hoje à Lusa fonte da organização do certame.
"Mais do que a quantidade dos filmes inscritos que, embora um pouco maior, é semelhante à dos outros anos, destacam-se a qualidade dos filmes inscritos, que é bastante boa", disse à Lusa a directora do festival. Beatriz Pacheco Pereira salientou que 2006 será o ano do Canadá, em termos de qualidade, "embora a Espanha e a Coreia do Sul também tenham mandado filmes muito bons". "Acreditamos que isso vai assegurar um programa de grande qualidade e espectacularidade", acrescentou. Além das habituais secções competitivas, o Fantas 2006 inclui retrospectivas dedicadas ao Cinema Expressionista Alemão, ao de Bollywood (Índia), ás obras dos Irmãos Shaw e a Bill Plympton.
O certame decorrerá entre 20 de Fevereiro e 5 de Março de 2006 em diversas salas do Porto e Grande Porto, designadamente no Rivoli - Teatro Municipal, no Cinema Passos Manuel, no Palácio de Cristal - Biblioteca Almeida Garret e nos Cinemas AMC, do Arrábida Shopping.
Dois espaços novos vão emergir na programação do Fantas, nomeadamente o Auditório da Biblioteca Almeida Garret, que vai receber a grande retrospectiva do Cinema de Bombaim, mais conhecido por Bollywood, bem como uma exposição do artista belga Manú Gomez na Galeria da Biblioteca. Manú Gomes, artista-cineasta, foi júri de uma das secções competitivas do Fantasporto em 2004. Outro novo espaço é o Cinema Passos Manuel, perto do Rivoli, que receberá uma nova secção do certame, a "Love Connection".
O bar do Passos Manuel será ainda o local de encontro dos frequentadores do Fantas e onde se realizarão também pequenos espectáculos musicais.
Os cinemas AMC do Arrábida Shopping voltam a integrar o programa com filmes do Sector Competitivo, complementado pela estreia de um Filme de Culto do Fantas, inédito em Portugal.
As secções competitivas são o Cinema Fantástico, que inclui a competição de curtas-metragens, a Semana dos Realizadores e a Secção Orient Express (este ano patrocinada pela Fundação Oriente), dedicada às cinematografias do Extremo-Oriente. As secções não-competitivas são o Panorama do Cinema Português bem como as recém-criadas Secções "Porto em Curtas" e "Anima-te" (esta destinada ao público mais jovem). A cinematografia homenageada este ano é a da Hungria, país que em 2006 celebra 60 anos de independência, numa iniciativa patrocinada pelo Ministério da Cultura húngaro e a Magyar Films.

in Lusa

www.fantasporto.online.pt

Comments:
Alguém mais concorda comigo quando eu digo que o novo filme de David Cronenberg, "A History of Violence" vai estrear no Fantas? Assim já se poderia justificar os inúmeros atrasos que a sua estreia no nosso país tem sofrido...
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?