<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, dezembro 22, 2005

Corpse Bride 


Mortos animados
imaginados por Tim Burton
De Tim Burton: A Noiva Cadáver
. Tim Burton tem uma imaginação peculiar e volta a surpreender em mais um clássico negro mas também romântico, e muito original. Nesta animação, os mortos estão bem vivos. Johnny Depp é Victor, Helena Bonham Carter é a jovem morta apaixonada.

João Tomé

A morte é inevitável e, talvez por isso, é um dos assuntos mais melindrosos para o ser humano. O cinema, como meio de sonhos e originalidades, é um meio privilegiado para reinventar a morte. O novo filme de Tim Burton (que é o resultado de 10 anos de trabalho) parte de um conto popular russo sobre uma Noiva Cadáver e um noivo desgraçado que ela arrasta para o divertido, mundo dos mortos. Se este fosse um filme com humanos, teria contornos mais assustadores. Sendo um filme animado, Tim Burton parodia a relação de pânico, que a maior parte das pessoas tem com os cadáveres. Mas engane-se quem pensa que esta é uma animação só para adultos, bem pelo contrário. Apesar do meio sombrio e até macabro, a história é tão estranha quanto ternurenta, romântica e… agradável. Na sequência dos míticos Eduardo Mãos de Tesouro e no assustador e divertido Beetlejuice, Burton volta ao mundo sombrio que o notabilizou. «Depois de fazer o Nightmare Before Christmas [1993], quis concretizar outro projecto dentro do género, porque adoro a animação de volumes», explicou o realizador nas notas de produção.


Terra dos Mortos, repleta de vida.

A história
Numa pequena vila melancólica europeia, no século XIX, prepara-se o casamento de dois jovens tímidos que ainda não se conhecem, os interesses familiares assim o determinam. Victor (voz e figura de Johnny Depp) entra em pânico depois de conhecer a sua futura esposa Victoria, por quem parece até ter sentimentos. Humilhado, ele passeia pela floresta escura que envolve a vila para treinar os votos de casamento e é nesse treino que acaba por despertar a Noiva Cadáver (voz de Helena Bonham Carter) que aguarda ali o regresso do noivo. Involuntariamente vê-se comprometido com ela, que espera há muito por um amor. É a partir daí que Victor fica confinado à fantástica e improvável Terra dos Mortos, um mundo espantoso e invulgarmente divertido. Mesmo assim, ele vai querer voltar para o seu mundo e para os braços da sua verdadeira noiva. O resto é para descobrir neste mundo romanticamente macabro, criado por Tim Burton.



Victor (Johnny Depp)
Um jovem tímido e sonhador a quem os pais, que têm dinheiro mas pretendem ascender socialmente, arranjam um casamento com uma desconhecida com título, Miss Victoria (voz de Emily Watson), uma romântica incurável. Ambos parecem dar-se bem, até Victor ser levado para a Terra dos Mortos.

Noiva Cadáver (Helena Bonham Carter)
Tal como Victoria, ela também é uma verdadeira romântica, apesar do seu aspecto de… cadáver. Esta noiva em decomposição foi tragicamente assassinada na sua noite de núpcias e, desde então, tem esperado que o seu noivo o venha reclamar na Terra dos Mortos. «Em última análise ela está imobilizada no tempo», afirma Helena Bonham Carter sobre a sua personagem.



Tim Burton no cenário.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?