<$BlogRSDURL$>

domingo, novembro 06, 2005

cimino na cinemateca 

entrevista Michael Cimino realizador
"Não sou um cineasta maldito, isso é uma tolice"
"Ainda hoje me oferecem coisas mas não quero fazê-las, são filmes simplórios", revela o realizador, que não filma desde 'The Sunchaser', de 1996


eurico de barros - in DN

Há críticos e historiadores do cinema que o classificaram de "cineasta maldito". O ciclo que a Cinemateca Portuguesa lhe está a dedicar chama-lhe 'O Último dos Mavericks' [individualistas]. Qual destas designações prefere?
Prefiro a portuguesa! (risos).

Vinte e cinco anos depois de ter feito As Portas do Céu, qual é a sensação de ver um filme tão ruinoso e vilipendiado como este ser exibido em cópia integral e restaurada, aplaudido e considerado como uma obra maior em toda a parte?
Em toda a parte menos nos EUA! (risos). É chocante, porque fiz O Caçador e As Portas do Céu quase ao mesmo tempo. Poucas horas antes de ter ganho o Óscar por O Caçador, tinha estado a fazer provas de guarda-roupa ao Kris Kristofferson para As Portas do Céu. Foram cinco anos de trabalho, entre a escrita e a rodagem de ambos. Quase não houve intervalo. Portanto, para mim, não há separação nenhuma entre os dois, sobretudo porque o Christopher Walken entra em ambos e faz como que a ligação entre eles. É notável que estes filmes, rodados há mais de 20 anos, ainda pareçam tão vibrantes e vivos ao público, e ainda toquem as pessoas. Há tantos filmes, em especial os grandes sucessos, que parecem ter envelhecido muito dois ou três anos depois de os vermos. Especialmente os que têm um excesso de efeitos especiais. Como escreveu um amigo meu, enquanto que realizadores como Coppola ou Scorsese vão buscar a sua inspiração aos livros, eu vou colhê-la à vida. Não há outros filmes nos meus filmes, saiu tudo da vida, de experiências reais. Até acabei por deitar fora o livro que está na origem de O Ano do Dragão, e escrevi um argumento original com o Oliver Stone. E o mesmo sucedeu com O Siciliano.

Pode dar-me um exemplo concreto de uma situação de um filme seu que tenha saído da vida real?
Em A Última Golpada, o meu primiero filme, lembra-se da cena do condutor lunático que dá boleia ao Clint Eastwood e ao Jeff Bridges e tem o tubo de escape ligado ao interior do carro e guarda os coelhos no porta-bagagens para os caçar? Nessa altura, um crítico da Time, que adorou o filme, telefonou-me e convidou-me para almoçar. Mal me viu, perguntou-me "Onde diabo é que você foi buscar aquela ideia?". E eu respondi-lhe: "Não é uma ideia, um tipo que eu conheço fez aquilo! É verdade!" Ou seja, eu não faço filmes com ideias, sobretudo ideias políticas, que não tenho. Nenhumas! Tal como nos meus livros, vou buscar experiências minhas ou coisas que conheço. Como comecei a singrar na vida muito novo, tal como Orson Welles, viajei muito e vi tantas coisas, que tenho muito onde ir buscar. Muito mais do que as pessoas que fizeram cursos de cinema.

Nunca estudou cinema?
Não. A minha formação é em artes plásticas e arquitectura. Não sou um típico "homem de cinema". Quando me perguntam quais as minhas influências, respondo Degas, Frank Lloyd Wright, Louis Sullivan, etc.

Mas gosta muito de John Ford.
Ah, sim. Já disse isto milhões de vezes Visconti, Ford e Kurosawa formam a minha Santíssima Trindade. Visconti é o Pai, Ford o filho e Kurosawa o Espírito Santo.

Falou em Orson Welles. Sente-se de alguma fora identificado com ele, pelo seu individualismo, pelos problemas que teve com os seus filmes e pelos vários projectos que nunca concretizou?
Sim, sinto afinidades com ele no sentido em que ambos fizemos o primeiro filme muito novos, fomos aplaudidos e celebrados muito cedo e depois condenados logo a seguir. Os três realizadores da história de Hollywood que foram condenados, pela indústria e pelos media, são Griffith, Welles e eu. E apenas por termos tentado contar histórias dos EUA como as víamos. Griffith foi acusado de ser racista e O Nascimento de uma Nação esteve para ser oficialmente banido. Welles foi acusado de ser megalómano por ter contado a história real de um proprietário de jornais em O Mundo a Seus Pés, e a partir daí tentaram destruir tudo o que ele fez. Nos EUA, não gostam das pessoas que têm sucesso muito cedo. Gostam de as fazer sofrer. Veja o Clint Eastwood, só lhe deram Óscares depois de 40 anos a fazer filmes. Eu fui condenado por ter feito As Portas do Céu, uma história real e o mais bem documentada possível, que aconteceu nos EUA no século XIX a "guerra do condado de Jackson", onde o Presidente da República e o governador do Wyoming sancionaram o genocídio dos imigrantes fazendeiros pelos criadores de gado: cada morto valia 50 dólares.

Não filma desde The Sunchaser, de 1996. Mas foram-lhe propostos outros projectos mesmo depois do fracasso deste?
Sim, e ainda hoje me oferecem coisas, mas eu não quero fazê-las. São filmes simplórios. The Sunchaser representou os EUA na competição do Festival de Cannes. Eu não gostei muito do argumento, mas tinha potencial, é a história de um mestiço de índio e negra, interpretado pelo Jon Seda, e o tema era a polarização radical de Los Angeles, de que as pessoas não têm noção. Há uma zona de guerra em Los Angeles, que está isolada do resto da cidade. Quando eu fiz The Sunchaser, a idade média de um assassino em Los Angeles era 11 anos. Rapazes e raparigas! Nem quero pensar qual é a média agora, quase 10 anos depois. O que eu vi em The Sunchaser foi a oportunidade de filmar um diálogo entre o Leste e o Oeste de Los Angeles, através das personagens de Seda e de Woody Harrelson. Reescrevi o argumento, mas duas semanas antes de começar a filmar baixaram-me o orçamento de 30 para 20 milhões de dólares e por isso tive que rodar muito depressa.


Na Hollywood de hoje ainda é possível ser-se um realizador individualista, como há 20 ou 30 anos?
Já não há realizadores individualistas no cinema americano. Toda a gente tenta ser como o George Lucas. Até mesmo os cineastas ditos independentes.

mais in DN

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?