<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, novembro 07, 2005

alice 

ALICE NOMEADO PARA MELHOR PRIMEIRO FILME EUROPEU

ALICE, a primeira longa metragem de Marco Martins, é um dos sete candidatos ao prémio Fassbinder - Revelação 2005, dos Prémios de Cinema Europeu, uma iniciativa da Academia Europeia de Cinema.

É a primeira vez que um filme português é nomeado nesta categoria que distingue um jovem talento europeu emergente e que, nos últimos anos distinguiu filmes tão notáveis como O REGRESSO (de Andrei Zvyagintsev), RECURSOS HUMANOS (de Laurent Cantet), ZONA DE GUERRA (de Tim Roth), A FESTA (de Thomas Vinterberg), A VIDA SONHADA DOS ANJOS (de Erick Zonca), entre outros. A entrega dos prémios terá lugar dia 3 de Dezembro em Berlim.

O sucesso internacional do filme começou com a selecção para o Festival de Cannes onde arrecadou o prémio Regards Jeunes para o melhor filme da Quinzena dos Realizadores ao que se seguiram vários outros festivais, nomeadamente Haifa (Israel), Taipé (Taiwan) e Ljubljana (Eslovénia), e a estreia em França e Portugal neste Outono sempre com o aplauso da crítica e do público.

Em Portugal ALICE irá terminar esta quinta semana de exibição ultrapassando os 30.000 mil espectadores (até ontem já foi visto por mais de 28 mil, mais propriamente 28.060) e continua em exibição em Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro, Alcochete, Tomar e Gondomar.
in press da Atalanta
-----------------

Surpreendente é o filme português Crime do Padre Amaro, ter atingido os 53 mil espectadores na passada sexta-feira. Isto quando é um dos piores filmes do ano, para o MagaCINE. Claro que a promoção forte que o filme teve, os nomes conhecidos e o muito sexo que inunda o filme são elementos que chamaram as pessoas.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?