<$BlogRSDURL$>

domingo, setembro 25, 2005

san sebastian 



Filme checo ganha Festival de San Sebastian
O filme da República Checa Stesti, realizado por Bohdan Sláma, um drama sobre os deserdados das sociedades industrializadas contemporâneas, ganhou ontem a Concha de Ouro da 53.ª edição do Festival Internacional de Cinema de San Sebastian (Espanha).

O Prémio Especial do Júri foi atribuído a Iluminados por el Fuego, do argentino Tristán Bauer, sobre um homem de 40 anos que combateu nas Falkland, em 1982, e vive dominado pelas recordações da guerra e pela memória da tentativa de suicídio de um antigo camarada de armas. Quanto ao Prémio de Realização, recaiu no chinês Sunflower, de Jong Lin, também distinguido com o galardão de Melhor Fotografia. O filme alemão Verão em Berlim, de Andreas Dresen, venceu na categoria de Argumento.

A checa Ana Geislerová teve a Concha de Prata para a Melhor Actriz por Stesti, e o espanhol Juan José Ballesta recebeu a de Melhor Actor em 7 Vírgenes. O júri de San Sebastian 2005 foi presidido pela actriz americana Anjelica Huston. O festival homenageou os actores Ben Gazzara e Willem Dafoe, e o realizador Robert Wise, falecido no dia da cerimónia de abertura.

Site do filme checo Stesti

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?