<$BlogRSDURL$>

sábado, setembro 10, 2005

The Constant Gardener 

Image hosted by Photobucket.com

Ralph Fiennes e Rachel Weisz estão em Veneza para promover o seu muito esperado (nem que seja por mim) filme, The Constant Gardener (produção do Reino Unido, Alemanha, Quénia), dirigido pelo realizador brasileiro Fernando Meirelles que aparece em competição em Veneza.

Mortais
Quando ontem, na conferência de imprensa de The Constant Gardener, de Fernando Meirelles (competição), baseado no livro de John Le Carré e ambientado em grande parte no Quénia, um jornalista algo irritado perguntou ao realizador de Cidade de Deus porque cargas de água ele tinha usado tanta câmara à mão no filme, Meirelles respondeu "Já viu o trabalho e a despesa que tinha sido andarmos a deslocar por um país como o Quénia camiões cheios de luzes, de material e de técnicos? A câmara à mão deu-nos uma mobilidade enorme e requer muito pouca gente. Cheguei a andar só eu com uma câmara de 16 mm, o (director de fotografia) César Charlone, o homem do som e mais uma pessoa para transportar a película, com os actores a filmar onde e como queríamos. Isso contribuiu também para o aspecto documental do filme, para a sua autenticidade". E eis como o estilo de um filme pode resultar também não de uma escolha estética prévia, mas sim de necessidades técnicas e limitações logísticas.

De qualquer forma, o parentesco visual e estilístico de The Constant Gardener, um dos favoritos à vitória no Festival de Veneza que encerra hoje, com Cidade de Deus, é inegável. Trabalhando com o uruguaio César Charlone, o director de fotografia com quem colabora há 15 anos, Fernando Meirelles filma os bairros degradados de Nairobi como filmou as favelas do Rio de Janeiro, aposta nos contrastes abismais e chocantes de cores (Londres é azul-cobalto, a Europa monocromática, a África uma explo- são multicolorida), raras vezes pára com a câmara quieta (chegou a passá-la para as mãos dos actores), usa o verismo documental, desdobra-se em planos "impressionistas" e monta a contra- -relógio - e é assim que nos transmite todo o esplendor caótico e selvagem de África.
mais in DN

Image hosted by Photobucket.com

Rachel Weisz é uma actriz bem interessante, espreitem a filmografia dela aqui.

Image hosted by Photobucket.com

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?