<$BlogRSDURL$>

sábado, setembro 10, 2005

Cinderella Man 

Boxe de emoções

Cinderella Man. Russell Crowe volta aos papéis intensos e transforma-se agora em Jimmy Braddock, um pugilista sensível com a família e selvagem no ringue. A história dramática dá força às personagens em mais um filme de boxe, um tema demasiado explorado.
3/5

João Tomé - in Destak

O timing das estreias dos filmes são importantes para que certos temas não se repitam demasiado, quer para efeitos comerciais do cinema, quer para efeitos de satisfação do espectador.
Apesar do oscarizado Million Dollar Baby já ter estreado há algum tempo, o tema do boxe, nomeadamente do pugilista falhado e derrotado pela vida, que encontra ânimo e, contra todas as possibilidades, se torna num herói americano – que também vimos em Rocky – não é nada novo, e o que é em exagero, cansa.
Apesar da repetição de tema, Cinderella Man, junta novamente o realizador Ron Howard – actualmente nas filmagens de Código da Vinci – e o actor australiano Russell Crowe, depois de terem estado juntos em Mente Brilhante. Esta é também uma história verídica, agora passada nos anos 20, em plena Grande Depressão norte-americana, onde acompanhamos a vida difícil de Jimmy Braddock – que se tornou lendário nos Estados Unidos.
As cores sombrias e escuras que aparecem no filme dão um ambiente clássico ao filme, envolvendo o espectador num clima verdadeiro e intenso. Braddock é um promissor pugilista de pesos pesados, que se vê obrigado a abandonar o boxe, após sofrer algumas derrotas.
Com uma mulher (Renée Zelwegger), que ama, e dois filhos novos, que adora, para cuidar Jim Braddock vive na miséria e acompanhamos o seu percurso na procura de trabalhos pesados – até esses eram díficeis de encontrar. Mas quando Jim começa a nem conseguir pagar a água e a luz do barracão onde vive, surge uma oportunidade singular de defrontar, sem qualquer treino, o campeão mundial.
A força e determinação, a procura pela sobrevivência e o espírito heróico são assim enaltecidos neste filme que, embora não tenha um início prometedor, cresce no espectador, à medida que o drama se vai tornando mais profundo.
Emocionante é a interpretação do actor Paul Giamatti (protagonista de Sideways) que encaixa na perfeição na ‘alma’ do treinador de Braddock, incutindo na personagem intensidade dramática, especialmente dentro do ringue.

De: Ron Howard
Com: Russell Crowe, Renée Zellweger, Paul Giamatti
Género: Drama/Biográfico
Origem: EUA, 2005
144 minutos
dc.sapo.pt/cinderella_man/

Citação
Jim Braddock: I have to believe… that when things are bad… I can change them.

Curiosidades


Outras fotos.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?