<$BlogRSDURL$>

sábado, setembro 24, 2005

Cidade multi problemática, multi racial 

Colisão - Crash
Los Angeles, é vista aqui de um ponto de vista bastante pessimista, ao contrário do que na maior parte dos filmes, somos levados a crer. Uma sociedade racista onde os negros se descriminam a eles próprios, em certas situações. Esta é a cidade das oportunidades mas, neste filme, para onde todos querem ir, mas onde poucos parecem gostar de viver. O medo e insegurança é reinante - assim como a descriminação social e a falta de qualidade de vida.

Paul Haggis, o realizador, conta com um elenco requintado para contar um drama difícil, de história múltiplas e que se inter-relacionam, e que abala um pouco o conceito de polícia norte-americano. Logo no inicio do filme, a personagem de Don Cheadle diz com verdade que, em LA, ninguém quer tocar em ninguém, mas depois explodem; entram em rota de colisão. Nojo dos ladrões e nojo dos polícias; mas também pena de todos e compreensão quando os começamos a tentar perceber. É uma sociedade múlti-racial e étnica, magoada, amargurada e à beira da colisão uns com os outros, prejudicando-se mutuamente, com laivos de ajuda esporádica.

Com o filme sente-se uma diferença nos diversos modos de actuar criminalmente - modos de entrar em rota de colisão - de cada raça. Percebe-se claramente que o emigrante iraniano que não é árabe tem mais tendência para ser suícida que o negro nascido e criado in US, que tem mais tendência para roubar, com um propósito ou "uma desculpa".

Haggis deixa aidna espaço para um bom encadeamento entre as histórias todas e um final eficaz; embora ande bem longe da maravilha de Magnolia.

Ficha do IMDb
Realizado por: Paul Haggis
Com: Don Cheadle, Matt Dillon, Jennifer Esposito, William Fichtner, Ryan Phillippe, Sandra Bullock, Tony Danza, Brendan Fraser, Thandie Newton

Classificação: 3/5


Ryan Phillippe tem um papel interessante e intenso neste filme. É o mais bem intencionado moralmente no filme e acaba por se envolver de formas profundas. No final acaba também por "pecar".

13/9/2005
"Colisão" recebeu anteontem o grande prémio do 31º Festival de Cinema Americano
"Colisão", o segundo filme do argumentista Paul Haggis, recebeu anteontem o grande prémio do Festival de Cinema Americano de Deauville, confirmando assim o hype em torno do autor do guião de Million Dollar Baby e de Flags of Our Fathers, respectivamente o último e o próximo filmes de Clint Eastwood.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?