<$BlogRSDURL$>

terça-feira, setembro 27, 2005

Alice vai a França 


Longa-metragem "Alice" de Marco Martins estreia quarta-feira em França
O filme "Alice", primeira longa- metragem do realizador português Marco Martins, estreia na quarta- feira em dez salas em França, depois de um acolhimento favorável pela crítica e público no Festival de Cannes, em Maio.
Além de duas salas em Paris, "Alice" pode ser visto em Tours, Nantes, Estrasburgo, Lyon, Grenoble, Marselha, Perpignan e Bordéus, anunciou a distribuidora em França, a Gemini Filmes, de Paulo Branco. "Alice" é uma história de solidão e obsessão de um homem, Mário (Nuno Lopes), que procura a filha desaparecida, Alice, e que instala uma série de câmaras de vídeo nas ruas de Lisboa para o ajudarem na busca de pistas.
Além de Nuno Lopes, fazem parte do elenco Beatriz Batarda, Miguel Guilherme, Ana Bustoff, Laura Soveral, entre outros. "Alice" foi seleccionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes de 2005, tendo sido distinguido com o prémio "Regards Jeunes" (Olhares Jovens), atribuído por um júri de jovens cinéfilos.
Na altura, foi bem acolhido pela crítica francesa, nomeadamente pelo jornal Le Monde, que o qualificou de "primeira obra singular", e pelo Libération, que exaltou "um filme português fora das normas, de uma singularidade absoluta". A imprensa francesa elogiou também o desempenho do protagonista, Nuno Lopes, "uma performance inesquecível", na opinião do crítico do Libération, actor que o L'Humanité considera "excepcional no papel de um pai assombrado pela recordação". A estreia de "Alice" nas salas portuguesas está programada para 06 de Outubro.
in Lusa

Site da Madragoa da Alice

[Actualização de dia 28 Setembro]
ALICE ESTREIA EM FRANÇA COM O APLAUSO DA CRÍTICA
ALICE, o filme revelação de Marco Martins premiado no Festival de Cannes estreou hoje em dez cinemas Franceses recolhendo os maiores elogios da crítica:

Impressionante.
ALICE tem um resultado exemplar, um retrato de Lisboa como nunca a vimos filmada.

A solidão de um homem, o belo rosto triste de Mário, admiravelmente interpretado por Nuno Lopes.
Esta confrontação entre a cidade-máquina e o rosto humano alcança em ALICE a dimensão dolorosa da tragédia dum homem sozinho.

LIBÉRATION

Uma crítica à sociedade urbana contemporânea. Brutal e violento,
esporadicamente iluminado por momentos de humanidade.

LE MONDE

Uma primeira obra fascinante.
LES INROCKUPTIBLES

Uma meditação sombria e dolorosa sobre a cidade e o seu anonimato...
O actor Nuno Lopes, um pai torturado pela esperança, tem uma interpretação perturbadora.

TELERAMA

Nuno Lopes encarna de forma brilhante um homem obsessivo, sozinho na multidão...
Um filme triste e belo que nos agarra até à compaixão.

CINELIVE



Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?