<$BlogRSDURL$>

sábado, agosto 13, 2005

Quem é Johnny Depp? 



Bombons pop de Elfman
O filme inclui uma série de canções pop genialmente compostas e interpretadas por Danny Elfman, colaborador habitual de Tim Burton e ex-Oingo Boingo. A editora (Warner) não prevê a sua edição entre nós.
Em criança, Johnny Depp era alérgico a chocolate. Durante a filmagem de Chocolate (2000, realizado por Lasse Hallstrom), em que contracenava com Juliette Binoche, o actor sentiu-se mal depois de, em takes sucessivos, ser obrigado a comer uma quantidade exagerada de trufas de chocolate. "Se a cena demorasse mais três segundos eu iria vomitar", confessou. Mas é a chocolate que sabe o sucesso. Com Willy Wonka, o protagonista de Charlie e a Fábrica de Chocolate, Johnny Depp atinge aos 42 anos o ponto mais alto da sua popularidade, depois de duas nomeações consecutivas para os Óscares com À Procura da Terra do Nunca (2004, Marc Forster) e Piratas das Caraíbas (2003, Gore Verbinski). Em Junho, a revista Forbes colocou-o no sétimo lugar da listagem anual de Celebridades, entre Spielberg e Madonna.

John Christopher Depp sempre foi um aluno problemático. Aos 12 anos começou a fumar e parece que já bebia uns copos. Decidido a ser guitarrista, formou com os amigos a banda The Kids e aos 15 deixou a escola para se dedicar à música em Los Angeles. Com apenas 20 anos, casou com Lori Ann Allison, maquilhadora de cinema. É ela que o apresenta a Nicolas Cage que o apresenta à sua agente, Ilene Feldman, que lhe consegue uma audição para o seu primeiro trabalho como actor um jovem atormentado por Freddy Krueger em Pesadelo em Elm Street (1984, Wes Craven). Já divorciado e decidido a ser actor, Depp ingressa na Loft, uma escola de representação, paga com o dinheiro obtido com a participação em Platoon - Os Bravos do Pelotão (1986, Oliver Stone).

Com a série de televisão Rua Jump 21 (1987) torna-se ídolo juvenil. E, finalmente, em 1990, surge Eduardo Mãos de Tesoura - o filme revela ao mundo o actor andrógino, de ar desprotegido e cabelo muito preto (tem ascendência Cherokee), mas, mais importante do que isso, assinala o encontro entre Depp e o realizador Tim Burton. Voltariam a trabalhar juntos em Ed Wood (1994) e A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), e entretanto já fizeram Corpse Bride (actualmente em pós-produção). Foi também em Mãos de Tesoura que se apaixonou perdidamente por Winona Ryder, a ponto de tatuar no braço "Winona Forever". Quando o romance terminou, a declaração transformou--se em "Wino Forever".

No corpo tem outras tatuagens. Um coração para a mãe, diversos símbolos e os nomes dos filhos (Lily-Rose e Jack) que teve com a actual mulher, a cantora francesa Vanessa Paradis. Deixando para trás uma única experiência como realizador (em 1997 fez The Brave, com Marlon Brando), uma longa relação com o álcool, um invejável currículo sexual e alguns episódios violentos, Depp vive a maior parte do tempo em St. Tropez, longe dos holofotes, e é um pai extremoso e feliz. Continua a tocar guitarra, colecciona insectos e tem saudades do amigo Hunter S. Thompson, o escritor falecido em Fevereiro que lhe chamava carinhosamente "Colonel". Como as personagens que interpreta, Johnny Depp vive num mundo à parte. De onde só sai para promover os filmes. Ou para fazer alguma declaração mais política e pouco simpática para com o presidente Bush.
in DN, de quinta-feira, por Maria João Caetano




Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?