<$BlogRSDURL$>

domingo, julho 31, 2005

Veneza aquática e asiática 


O filme de Tsui Hark, Seven Swords, abre a 62.ª mostra.

Festival de Veneza começa este domingo
A 62ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, começa este domingo. Entre os 19 filmes em competição contam-se três produções nacionais, que serão exibidas até ao próximo dia 10 de Setembro.
As longas metragens «O Espelho Mágico», de Manoel de Oliveira, e «O Fatalista», de João Botelho em competição, são exibidas em Veneza em estreia mundial. Também a concurso, a curta-metragem «A Rapariga da Mão Morta», de Alberto Seixas Santos, terá no Festival a sua estreia internacional, depois de ter competido no Festival de Curtas de Vila do Conde, onde foi distinguida com o prémio de Melhor Cinematografia AIP/Kodak, para Miguel Sales Lopes.

---------

Veneza sob o signo da Ásia
Seven Swords, de Tsui Hark, a abrir. Oliveira, Botelho, Ferrara, Chéreau ou Park Chan-wook em concurso
É sob o signo da Ásia que decorrerá a próxima edição do Festival de Veneza (de 31 de Agosto a 11 de Setembro), e isso é cortesia do director da Mostra, Marco Muller, que publicamente é conhecido como entusiasta do cinema asiático.

O festival abre com Seven Swords, de Tsui Hark (fora de competição), a estreia mundial do último filme daquele que foi um dos expoentes da "nova vaga" de Hong Kong celebrizada nos anos 80 (chamam-lhe o "Spielberg do Oriente"), terminará com Perhaps Love de Peter Ho-Sun Chan, também fora de concurso. E não passará despercebida, certamente, uma retrospectiva, de que Muller se encarregou pessoalmente, sobre a História Secreta do Cinema Asiático, homenagem ao cinema do Oriente, através de filmes chineses e japoneses, dos anos 30 aos anos 50, há muito tempo invisíveis, alguns recuperados, e que estão na origem, afinal, do entusiasmo que o cinema daquele continente tem gerado actualmente no cinema e na cultura ocidentais. Como o próprio Marco Muller afirmou: "A cinematografia asiática confirma a sua vitalidade, e como demonstram alguns dos mais significativos trabalhos voltou a ser capaz de desafiar os mais inteligentes e espectaculares efeitos de Hollywood."
ler mais in Y, por Vasco Câmara

Site do Festival de Veneza

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?