<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, julho 27, 2005

Rede digital lança filmes portugueses 

«Um tiro no escuro» é o filme de Leonel Vieira que vai ser exibido, esta terça-feira à noite, em Faro, no lançamento da Rede de Cinema Digital. A ideia é levar o cinema, de preferência português, ao interior do país, mesmo onde não haja salas de cinema.
O Instituto de Cinema Audiovisual e Multimédia (ICAM) quer apostar nas fitas nacionais e numa primeira fase levar o cinema digital a quatro cidades do país.
A película dá lugar aos ficheiros digitais e assim é possível distribuir filmes por zonas onde não existem salas de cinema.
A rede Cine Digital tem o apoio comunitário, através do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento.
Elísio Oliveira, presidente do ICAM, diz que a rede digital tem várias vantagens.
«Pode chegar a centros urbanos mais reduzidos, onde a oferta cinematográfica não é forte, desta forma podemos eliminar os custos de transporte das películas e das cópias», disse.
A Rede Cine Digital vai apostar em cinema português, «nas curtas-metragens, nos documentários e na longa-metragem nacional, que acreditamos que tem um longo campo para explorar».
«Destina-se a apelar ao público para os criadores portugueses. Sabemos que hoje em dia das universidades saem dezenas de jovens com enorme potencialidade que fazem os seus trabalhos finais e vamos proporcionar que os mesmos possam ser vistos», explicou Elísio Oliveira.
O programa vai estender-se a três salas do país: auditório do Teatro ACERT, em Tondela, Cineteatro de Tavira e auditório da Universidade Católica do Porto.
in TSF

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?