<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, julho 13, 2005

Gengibre e Canela 

Coincidências, comida, virgindade e canções
Não é habitual gostar tanto de um filme europeu, como gostei de Gengibre e Canela. Um realizador pouco conhecido, actores ainda mais desconhecidos, mas uma história bem contada, que cativa por completo pela sinceridade e pela veracidade. Isto, num filme, que ainda por cima, é italiano. Com pormenores muit bem conseguidos a comédia, o romance e as conincidências prendem o espectador que ainda assiste a uma banda sonora italiana que, estranhamente, é leve a apropriada. Somos levados para a ilha deliciosa de Ios, na Grécia. No meio de enganos, tipicos na adolescência, a tia que não quer ser secanta, Stefania, mostra-se reticente nos desejos da sobrinha de 14 anos de perder a virgindade.
Mas no seio da ilha grega turística e bela, muitas características vão mudar na tia e na sobrinha. A forma como este filme consegue captar a essência humana num local europeu, por europeus, faz dele uma aproximação interessante e pouco comum à realidade portuguesa, algo que, por mais que queramos, os filmes ingleses e norte-americanos conseguem.

Outro dos pormenores engraçados no filme são as divisões que o realizador coloca, em algumas alturas para separar partes da história. Em algumas ocasiões são resumos de cada parte do enredo, noutras são separadores com alguns dos visitantes da ilha a aparecerem na imagem em poses típicas e férias e diversão, estes turistas dizem depois em voz off os respectivos nomes e o país de origem. Desde suecos, passando por norte-americanos, brasileiras, neo-zelandeses, australianos, chineses, dinamarqueses, chilenos... vêm de todo o lado.
Este filme é assim uma boa surpresa que, infelizmente, apenas estreia (hoje, pelo menos) nos cinemas das Twin Towers, em Lisboa.

Dillo con Parole mie - estreia hoje
De: Daniele Luchetti
Com:
Stefania Montorsi .... Stefania
Giampaolo Morelli .... Andrea
Martina Merlino .... Megghy
Alberto Cucca .... Pippo
Marco Piras .... Marco


Sinopse:
Quando Stefania termina o namoro com Andrea, está longe de pensar o que lhe reserva o Verão. A “estância do amor” situada na ilha grega de Ios, acaba por ser paragem obrigatória para ela e para a sua sobrinha de 14 anos. Infelizmente, a jovem tem mais em que pensar do que somente no sol e surf... Ela decide que é neste paraíso mediterrâneo que quer perder a virgindade. Todavia, num irónico episódio do acaso, o “escolhido” acaba por ser, nada mais nada menos, do que o ex-namorado da sua tia Andrea.
Esta leve comédia romântica acaba por ser uma lição válida sobre o que é ser mulher, em qualquer idade.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?