<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, julho 28, 2005

Cinema digital e... mais além 

Wim Wenders deu o tom foi a Cuba e fez 'Buena Vista Social Club' (1999) com uma vulgar câmara digital

João Lopes - in DN

Película de 35 mm ou vídeo digital? A alternativa tornou-se cada vez mais frequente, a ponto de já não ser encarada com aquele dramatismo que atribuía à película as "virtudes" da pureza fundadora do cinema, ao mesmo tempo que demonizava o vídeo como elemento "corruptor" dessa mesma pureza. O caso de Michael Winterbottom é, em si mesmo, revelador. De facto, os seus dois filmes "musicais", 24 Hour Party People (2002) e 9 Canções (2004), jogam numa mesma ambiguidade formal - ficção/documentário - e, no entanto, foram rodados em suportes diferentes o primeiro em 35 mm, o segundo com câmaras digitais (Panasonic e Sony). Entre um e outro, Winterbottom realizou um filme dramático mais tradicional, Neste Mundo (2002), sobre refugiados afegãos, que reflectia uma curiosa opção visual era em vídeo digital, mas utilizava um formato de ecrã largo (scope) que continuamos a associar ao património clássico do cinema.
ver mais in DN

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?