quinta-feira, julho 28, 2005
Cinema digital e... mais além
Wim Wenders deu o tom foi a Cuba e fez 'Buena Vista Social Club' (1999) com uma vulgar câmara digital
João Lopes - in DN
Película de 35 mm ou vídeo digital? A alternativa tornou-se cada vez mais frequente, a ponto de já não ser encarada com aquele dramatismo que atribuía à película as "virtudes" da pureza fundadora do cinema, ao mesmo tempo que demonizava o vídeo como elemento "corruptor" dessa mesma pureza. O caso de Michael Winterbottom é, em si mesmo, revelador. De facto, os seus dois filmes "musicais", 24 Hour Party People (2002) e 9 Canções (2004), jogam numa mesma ambiguidade formal - ficção/documentário - e, no entanto, foram rodados em suportes diferentes o primeiro em 35 mm, o segundo com câmaras digitais (Panasonic e Sony). Entre um e outro, Winterbottom realizou um filme dramático mais tradicional, Neste Mundo (2002), sobre refugiados afegãos, que reflectia uma curiosa opção visual era em vídeo digital, mas utilizava um formato de ecrã largo (scope) que continuamos a associar ao património clássico do cinema.
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João Lopes - in DN
Película de 35 mm ou vídeo digital? A alternativa tornou-se cada vez mais frequente, a ponto de já não ser encarada com aquele dramatismo que atribuía à película as "virtudes" da pureza fundadora do cinema, ao mesmo tempo que demonizava o vídeo como elemento "corruptor" dessa mesma pureza. O caso de Michael Winterbottom é, em si mesmo, revelador. De facto, os seus dois filmes "musicais", 24 Hour Party People (2002) e 9 Canções (2004), jogam numa mesma ambiguidade formal - ficção/documentário - e, no entanto, foram rodados em suportes diferentes o primeiro em 35 mm, o segundo com câmaras digitais (Panasonic e Sony). Entre um e outro, Winterbottom realizou um filme dramático mais tradicional, Neste Mundo (2002), sobre refugiados afegãos, que reflectia uma curiosa opção visual era em vídeo digital, mas utilizava um formato de ecrã largo (scope) que continuamos a associar ao património clássico do cinema.
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