<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, junho 09, 2005

Sin City 

Cidade negra, sexy e instintiva

Sin City - A Cidade do Pecado. Uma viagem cinematográfica diferente que retrata com exactidão a obra dos “comics” de Frank Miller, é o que podemos esperar deste filme intenso sobre uma cidade infestada de criminosos, polícias corruptos e raparigas sexy. Esta adaptação espelha a vida interior de “durões” e beldades perigosas na cidade do tudo ou nada. Classif.: 3.5

João Tomé - in Destak


De: Frank Miller, Robert Rodriguez (com participação especial de Quentin Tarantino )
Com: Bruce Willis, Clive Owen, Mickey Rourke, Benicio Del Toro, Jessica Alba, Rosario Dawson, Elijah Wood
Origem: EUA, 2005
Duração: 126 minutos
www.sincitythemovie.com

As personagens grotescas e violentas (homens) coabitam com as sensuais (mulheres) e misteriosas num ambiente muito negro e sempre nocturno da Sin City. Esta banda desenhada cinematográfica passa-se sempre a preto e branco, com excepções repletas de significado em algumas personagens e situações.
A cidade psicótica e sombria retirada integralmente de três dos comics de Frank Miller – “The Hard Goodbye”, “A Grande Matança” e “Aquele Sacana Amarelo” – é, assim, um retrato fidedigno da conhecida banda desenhada e não esconde isso. Foi o próprio Frank Miller, em conjunto com Robert Rodriguez que realizaram este filme (e irão realizar Sin City 2 e Sin City 3, em fase de pré-produção).
Existe ainda a colaboração do amigo de Rodriguez dos tempos de Cães Danados, El Mariachi, Desperado e Aberto Até de Madrugada, Quentin Tarantino, que chega mesmo a orientar uma das cenas do filme [ver trivialidades]. No interior desta cidade violenta e melancólica, onde a polícia é corrupta e as ruas mortíferas, somos acolhidos por um conceito diferente de cinema onde se desenrolam três histórias.


MARV, duro e sensível
A primeira história do filme marca o regresso de Mickey Rourke ao cinema, na “pele” do monstruoso e duro de roer Marv. Esta personagem bruta mas com sentimentos está sedento de vingança e quer matar a todo o custo os responsáveis pela morte da “deusa” Goldie, com quem passou uma noite de sonho. «Vai ser sangue por sangue e ao litro – estes são os tempos antigos, os tempos maus, os dias do tudo ou nada», essa é uma das premissas do filme, aqui tão bem colocado pela personagem psicótica e que encaixa na perfeição ao regressado Mickey Rourke. O actor esteve durante alguns anos ligado ao boxe profissional e acabou por ficar com a cara deformada após algumas intervenções cirúrgicas desastrosas. O seu corpo também não ficou melhor pelo constante abuso de esteróides. Essa nova característica de Mickey Rourke - que foi considerado há umas décadas o "novo James Dean" - acabou por ser uma mais valia para esta personagem, que lhe assenta na perfeição.

DWIGHT, provinciano mulherengo
Nesta antologia original do crime que entrelaça histórias e com traços de film noir – um género de filme sombrio e urbano, usualmente ligado ao submundo e ao crime –, acompanhamos ainda Clive Owen, que é Dwight. Um ex-repórter fotográfico de profissão que é o amor clandestino de Shelley (Brittany Murphy) e durante a noite defende Gail (Rosario Dawson) e as suas raparigas (prostitutas) na Cidade Velha. Entre mistérios e encadeamentos de histórias a descobrir, este jovem sincero desencadeia involuntariamente uma guerra com a polícia numa zona de tréguas e irá tentar solucionar a questão, com alguns obstáculos. As protagonistas na história de Dwight são as prostitutas da Cidade Velha, de onde se destaca a rapariga oriental mortífera, Miho, que dá ares do filme Kill Bill.

HARTIGAN, o polícia justo
A terceira história é a de John Hartigan, interpretado por Bruce Willis. O último polícia honesto da cidade e à beira da reforma, vê-se injustamente preso depois de ter tentado salvar a jovem Nancy (Jessica Alba) das garras de um pedófilo, Roark Júnior, filho de um poderoso senador. Entre salvamentos, vinganças e violência amenizada pela cor da imagem e do sangue (que aparece com a cor de branco vivo) surgem outras personagens estranhas. Como uma criatura obcecada mal cheirosa e amarela (na história de Hartigan), um assassino psicopata estranhamente calmo, mas ágil e comedor de mulheres que colecciona como troféus (personagem de Elijah Wood). Este é um mundo em que a linha entre o bem o mal é difusa e expressa em tons de cinzento, ocasionalmente diferenciada pelo espalhar de sangue. É violento mas sedutor e inovador, por isso, vale a pena!


Carla Gugino faz de amiga lésbica de Marv.

Trivialidades
As espadas
utilizadas por uma das prostitutas da Cidade Velha, Miho (Devon Aoki) são as mesmas usadas pelo gang Crazy 88 no filme de Quentin Tarantino, Kill Bill: Vol. 1. Tarantino costuma guardar as espadas na sua garagem.

Quentin Tarantino, que dirige uma das cenas no filme, aparece numa das partes no bar, mesmo ao lado da personagem principal Marv (Mickey Rourke). O realizador amigo do texano Robert Rodriguez acedeu em realizar a cena em que o cadáver falante de Benicio Del Toro importuna a mente frágil de Clive Owen, por apenas um dólar. Tudo porque a banda de Rodriguez interpretou uma das músicas da banda sonora de Kill Bill: Vol. 2, pelo preço simbólico de um dólar.

Christopher Walken, Willem Dafoe, Steve Buscemi, e Michael Douglas foram alguns dos nomes que estiveram perto de interpretar papéis em Sin City.

O realizador Robert Rodriguez chegou a pensar em dar o papel de Jackie Boy (um polícia corrupto da história de Dwight, com um fim trágico) a Johnny Depp, mas o actor, por motivos de agenda, não pode participar e o papel foi para Benicio Del Toro.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?