<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, maio 05, 2005

Pessoas Interessantes 


Júri do IndieLisboa

Júri Onda Curta
João Garção Borges
Nasceu em Lisboa em 1956. Fez o curso Superior de Cinema do Conservatório Nacional de Lisboa. Em 1979, ingressou na RTP e foi, em alturas distintas, responsável pela programação de cinema do Canal 2 da RTP, da RTP Internacional e da rubrica Cinema Português da RTP2. Entre 1994 e 1998, foi responsável pela produção de ficção portuguesa da RTP, pelas co-produções, portuguesas e estrangeiras, na área cinematográfica e pela autoria de diversos projectos originais, como os programas Onda Curta e Noites Curtas do Onda Curta (de que é autor, programador, realizador e coordenador de produção), formatos actualmente em exibição no canal a 2:. Como crítico de cinema colaborou com várias publicações portuguesas e estrangeiras. É ainda membro da FIPRESCI, Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica, e Vice-Presidente do Círculo de Lisboa da FIPRESCI.

Clémentine Mourão-Ferreira Responsável pelo desenvolvimento e produção de Documentários e Longas Metragens nas produtoras Filmes do Tejo (Portugal) e Les Films de L’après Midi (França), Clémentine Mourão-Ferreira colabora regularmente com revistas de âmbito cinéfilo, e coordenou a quarta e quinta edição da Festa do Cinema Francês. Licenciada em Literatura Clássica pela Universidade de Sorbonne, estagiou mais tarde no canal de televisão Arte France, e trabalhou na produtora francesa Gemini Films.

Paolo Manera Nasceu em Turim (1967). Licenciou-se em Literatura com uma tese sobre cinema. Desde 1985, é músico em grupos independentes e compositor de bandas sonoras. Trabalha em associações e instituições culturais de Turim desde 1990, como programador e organizador. Como crítico e ensaísta escreveu para várias publicações (Cineforum, Il Manifesto, Einaudi, Il Castoro). A partir de 1999, tornou-se responsável pela secção competitiva de curtas metragens do Festival de Turim. Actualmente, é autor e consultor em documentários, projectos web, argumento e programas da rádio e televisão italianas. Colabora com carácter pontual, com várias associações e festivais, em Itália e no estrangeiro, especialmente as ligadas ao cinema independente e às relações cinema / música. Fez parte do Júri Internacional do IndieLisboa 2004.

Júri Internacional
Beatriz Batarda Nasceu em Londres em 1974 e cresceu em Lisboa onde começou o seu trabalho como actriz. Estreou-se no cinema no documentário “E Agora Maria?” (1978) de Maria Armanda Passos e Cláudia Fernandes. A pequenas participações em “Tempos Difíceis” de João Botelho e “Vale Abraão” de Manoel de Oliveira, seguiu-se o seu primeiro papel de importância em “A Caixa” (1993) também de Manoel de Oliveira. Cursou Design no IADE em Lisboa e em seguida rumou a Londres para tirar o curso de representação na Guildhall School of Music and Drama. Entre Inglaterra e Portugal tem trabalhado com realizadores como José Álvaro de Morais, Vicente Jorge Silva, Ivo Ferreira, Jeanne Waltz, Pedro Caldas, João Canijo, Margarida Cardoso, Marco Martins, David More, Christopher Morahan, Andy Wilson, Nick Laughland e Mike Dowse; no teatro com Luís Miguel Cintra, Diogo Dória, João Perry, Steven Unwin, Edouard Kemp e Joseph Blatchley.

Lisandro Alonso Nasceu em Buenos Aires em 1975 e estudou durante três anos na Universidade del Cine dessa cidade. Em 1996, escreveu e realizou a curta metragem Dos en la Vereda. A partir daí, Alonso trabalhou em vários filmes como assistente de realização. A sua primeira longa metragem como realizador, La Libertad (2001), foi exibida na secção Un Certain Regard de Cannes. Los Muertos (2004), a segunda longa metragem de Alonso, obteve vários prémios em diversos festivais, incluindo o de melhor filme no Festival de Torino. Em 2005, integrou o júri da competição do Festival Internacional de Cinema de Roterdão. Actualmente, está a preparar a sua terceira longa metragem.

Kieron Corless É crítico de cinema e televisão para a Time Out London e para a revista de cinema Vertigo. Tem também escrito sobre cinema em diversas publicações, nomeadamente The Independent, Sight and Sound, Scotland on Sunday e Plan B. Actualmente, está a programar dois ciclos de cinema para passar em 2005 no cinema Curzon Soho, em Londres. Anteriormente, trabalhou como editor e revisor de guiões para várias produtoras de cinema e colaborou na feitura de diversas curtas metragens. Editou também vídeos promocionais pop, programas de televisão, curtas metragens e documentários. Recentemente, foi membro do júri no Festival Internacional de Cinema de Bucareste.

Olaf Möller Nasceu, cresceu e ainda vive em Colónia. É o editor europeu da revista de cinema Film Comment. Escritor/ curador/ etc. “É um doido do caraças!” (crítico de cinema alemão anónimo) – “É um gajo fantástico!” (programador norte-americano anónimo) – “É uma contradição andante/ parte verdade e parte ficção…” (Kris Kristofferson)

Ilda Santiago Com formação em Jornalismo, é directora do Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, um dos maiores eventos na área de cinema da América Latina. Ilda é também uma das fundadoras do Grupo Estação, o mais importante circuito de distribuição e exibição de filmes de arte no Brasil, com mais de trinta salas no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, e com mais de 300 títulos lançados nos últimos anos. Estação, que começou como cineclube, é uma empresa com dezoito anos de mercado em exibição, distribuição e organização de eventos de cinema, e um dos organizadores do Festival do Rio. Ilda Santiago é, hoje, correspondente do Festival de Cannes no Brasil.

Júri Amnistia Internacional
Carlos Vaz Marques Nasceu em Lisboa em 1964. Jornalista profissional desde 1987, integra a redacção da TSF desde 1990. Como repórter, foi enviado especial a várias zonas do mundo. Como editor, foi responsável pela manhã informativa da TSF e pelo programa Fórum TSF. É, desde 2001, autor do programa “Pessoal e… transmissível”, um espaço diário de entrevista ao fim da tarde onde já entrevistou cerca de quatrocentas personalidades portuguesas e estrangeiras. Publicou dois livros com conjuntos de entrevistas que realizou na TSF, em 2002, o livro “Pessoal e… transmissível”, e em 2004, o segundo livro intitulado “XX/XXI”. Tem colaborado em diversos jornais e revistas portugueses e, desde Setembro de 2004, conduz uma entrevista semanal no programa “Encontro Marcado” da SIC Mulher. Foi bolseiro do The German Marshall Fund of the United States.

Madalena Miranda Realizadora. Nasceu em 1976, licenciou-se em Comunicação Social, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Realizou seis episódios da série “Inter-Europa” (2002) e os filmes Um Olho Para Ver, Outro Para Sentir (2001), “Naquele Bairro” (2002) e “Estrela da Tarde” (2004), exibido em competição no 1º IndieLisboa. Em 2004, realizou um making of de 28 minutos do curso de encenação de ópera, “Na Pele do Urso”.

Taco Ruighaver Nasceu em 1964. É o director do Festival Internacional de Cinema da Amnistia Internacional em Amesterdão. Organizou vários eventos cinematográficos e trabalhou para o DocuZone, um projecto holandês de distribuição digital de documentários e antecessor do CinemaNet Europe. Taco é um dos fundadores da Rede de Cinema de Direitos Humanos (Human Rights Film Network), uma nova rede de 18 festivais de cinema de direitos humanos. É também membro do conselho da Fundação CJP, a organização holandesa Euro <26. Foi, durante oito anos, o editor da revista jovem “Frontaal”, editada pela Amnistia Internacional holandesa.

----------------------------------------

Júri do FantasPorto 2001
O júri, constituído por 14 personalidades e críticos de cinema, contava entre os seus membros João Bénard da Costa (Cinemateca Portuguesa), José Vieira Mendes (Première), Tiago Alves (TSF), António Pascoalinho (RTP), Mário Augusto (SIC), João Garção Borges (Onda Curta/RTP), Eurico de Barros (Diário de Notícias), Germano Campos (Rádio Renascença), José Matos-Cruz (DN Mais), Carlos Magno (Cinemania), Rui Tendinha (Telecine), Rui Brazuna (Première), João Antunes (DN Mais) e José Costa Ramos (Estúdio 54).

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?