<$BlogRSDURL$>

domingo, março 27, 2005

O Assassínio de Richard Nixon 



Simplicidade no desespero
Desempenhos notáveis num cenário simples e antiquado, onde um homem magoado vai entrar na história da pior forma.

João Tomé - in Destak 24 Março

1974. A insignificância de um homem comum e que convive com o fracasso pode levar a sentimentos contraditórios e até radicais numa época de grande agitação política nos Estados Unidos. Samuel Bicke – mais um excelente desempenho de Sean Penn – é um homem de 44 anos que vive uma altura particularmente difícil da sua vida.
Recentemente desempregado e separado da sua bonita esposa, interpretada por Naomi Watts, Bicke chega à conclusão de que a culpa de todos os seus problemas, inclusivamente de relacionamento, recaem sobre o governo norte-americano, na altura chefiado por Richard Nixon. Este é um filme baseado numa história verídica onde este homem comum esvaziado de esperança e repleto de desilusão, decide matar Richard Nixon sequestrando um avião e atirando-o sobre a Casa Branca.
Trata-se de uma história que de uma forma peculiar e estranha, comove. O materialismo norte-americano é-nos mostrado pelo realizador Niels Mueller (co-argumentista) de uma forma rara. Somos guiados pelo olhar de uma pessoa comum, mas que simplesmente não está preparado para os desafios deste quotidiano. Bicke é um homem tímido e inseguro, que só chega a um ponto sem retorno depois de ver toda a pouca confiança que lhe restava ir diminuindo.
O pai de duas filhas queria impressionar a mulher, que já não o quer de volta, e os seus filhos. Para isso, tenta um novo emprego: vendedor – algo que ironicamente vai contra as suas características pessoais.
Sean Penn volta a contracenar com Naomi Watts, depois de 21 Gramas, para nos dar a perspectiva mais humana de um anti-herói que vive obcecado com as suas frustrações, insucessos profissionais e pessoais, e pela sua insignificância perante a sociedade. Bicke não quer ser rico ou famoso, mas sim integrar-se, fazer parte de um conjunto e identificar-se com os seus pares.
Uma história muito forte com interpretações fantásticas, onde também se inclui a presença de Don Cheadle, a lembrar-nos de que a vida mais comum, pode também muito triste e caótica.

De: Niels Mueller
Com: Sean Penn, Don Cheadle e Naomi Watts
Origem: EUA, 2004
Duração: 95 min.
www.assassinationrichardnixon.com

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?