<$BlogRSDURL$>

sábado, março 19, 2005

IndieLisboa, o regresso 


fórum lisboa e cinemas king
Vêm aí os dias intensos do IndieLisboa

Por Vasco Câmara - in Público

A programação é anunciada segunda-feira. Mas antecipamos alguns títulos do festival que decorre entre 21 de Abril e 1 de Maio. Há mais filmes, mais salas e novas secções

126 sessões - contra 78 na primeira edição -, quatro salas, a do Fórum Lisboa e as três do cinema King (mais uma do que no IndieLisboa de 2004, que decorreu no S. Jorge) e uma secção nova, intitulada Sessões Especiais, que acresce ao que já conhecíamos - Competição, Observatório e Herói Independente - são algumas inovações que mostram já que será "maior a intensidade" desta II edição do festival dedicado ao cinema independente.
Ou seja: "Há uma maior exigência do festival" em relação à curiosidade e disponibilidade do público, que fará em dez dias, entre 21 de Abril e 1 de Maio, um percurso de descoberta. Mas, como dizem Nuno Sena, Rui Pereira e Miguel Valverde, esse "crescimento" era uma expectativa que os organizadores do festival sentiram que ficara no público depois do sucesso da primeira edição. "Criou-se uma expectativa de que a segunda edição não podia ser igual à primeira", dizem.
Mas vamos a factos, ou seja, antecipando títulos - os organizadores marcaram para segunda-feira uma conferência de imprensa onde anunciarão as 19 longas e as 30 curtas-metragens da competição. Na secção Herói Independente estará em foco a obra de um cineasta chinês, Jia Zhang-ke, o realizador de Plataforma, Unknown Pleasures ou The World, e também um panorama, com 10 filmes, do recente cinema argentino.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?