<$BlogRSDURL$>

sábado, fevereiro 12, 2005

protocolo ibérico 

VS.

Portugal e Espanha assinam protocolo de apoio ao cinema
O Instituto de Cinema Audiovisual e Multimédia (ICAM) e o seu homólogo espanhol, o Instituto de la Cinematografía y de las Artes Audiovisuales (ICAA), assinaram na quinta-feira, em Lisboa, um protocolo para incentivar a distribuição recíproca e regular dos filmes dos dois países.

De acordo com a edição desta sexta-feira do Público, o apoio será atribuído através de concurso que, segundo o presidente do ICAM, Elísio Oliveira, deverá abrir entre Abril e Maio para seleccionar três filmes.
O montante atribuído não excede os 50% dos custos para a distribuição dos filmes escolhidos (tiragem de cópias - mínimo de oito - legendagem, promoção e publicidade) num máximo de 50 mil euros.

Em declarações ao jornal, aquele responsável afirmou que o objectivo «é melhorar e reforçar a presença das respectivas cinematografias nos mercados exteriores e rentabilizar de forma recíproca as potencialidades comerciais dos filmes dos dois países».

Segundo Elísio Oliveira, nos últimos quatro anos foram exibidos em Espanha três filmes portugueses. Já em Portugal passaram, só em 2004, sete produções inteiramente espanholas que fizeram 95 mil espectadores.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?