<$BlogRSDURL$>

terça-feira, fevereiro 22, 2005

Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos 


Luta por um lugar no ringue e na vida
Um homem que abandonou a alegria há muitos anos ganha esperança quando treina uma jovem sonhadora

Por João Tomé - in Destak (17 Fevereiro 20005)

> «Não treino raparigas». É assim que Frankie Dunn (Clint Eastwood) responde ao apelo da jovem Maggie Fitzgerald (Hillary Swank) que pede desesperadamente ao velho treinador de famosos pugilistas que faça dela uma campeã do boxe. Assim começa um dos filmes mais aclamados dos últimos tempos e um dos favoritos para os Óscares.

À primeira vista esta é a história de um velho treinador cujo coração duro é derretido pela vontade de Maggie. Este poderia mesmo ser um filme dos anos 70, tal é a simplicidade de enredo e cenários, mas é na sua crueza e nas interpretações que a história comove. Frankie passou a sua vida no ringue de boxe, a gerir carreiras e treinar atletas, mas já com idade avançada esta acaba por ser uma personagem aparentemente vazia de qualquer alegria motivada pelo doloroso afastamento da sua filha.

O antigo treinador tem dificuldades para se relacionar com os outros, e apenas lhe resta o amigo Scrap (Morgan Freeman), um ex-pugilista que cuida do ginásio de Frankie, que o conhece como ninguém. Maggie (Swank) é empregado de balcão desde os 13 anos e a vida também não tem sido fácil. É a paixão pelo boxe e a sua determinação que a vão levar, mesmo com 31 anos, ao sucesso nos ringues, mas também a alguns dissabores.

«OK, eu treino-te. Vou tentar esquecer o facto, que és uma rapariga.» Diz Frankie ao aceder nas insistências da pugilista. Há uma certa magia quando se arrisca tudo num sonho que mais ninguém vê – a não ser nós próprios – e é acaba por ser essa a moral da história. Quando começam as adversidades o amor fraternal entre Maggie e Frankie prevalece sempre: «nunca te vou deixar», chega a dizer o treinador.
Este é um filme com uma história simples e crua, que não vale pela exuberância, antes pelo contrário: trata-se de um drama calmo, íntimo, reduzido a uma escala de três pessoas, realizado por Clint Eastwood num estilo sereno e paciente.

Somos acompanhados neste enredo simples mas surpreendentemente intenso pela locução pacífica de Morgan Freeman, que faz de Scrap. Tal como em Os Condenados de Shawshank a voz suave e agradável de Freeman é uma mais valia espantosa, pela forma cativante com que conta as histórias. Entre o clássico e o contemporâneo Sonhos Vencidos já conquistou um lugar no pódio dos filmes do ano.

De: Clint Eastwood
Com: Clint Eastwood, Hilary Swank e Morgan Freeman
Origem: EUA, 2004
Duração: 137 minutos
http://milliondollarbabymovie.warnerbros.com

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?