<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, dezembro 15, 2004

Ocean´s Twelve em passeio pela Europa 


Cast members of 'Ocean Twelve,' U.S. actors Don Cheadle (L), Brad Pitt (2nd R) and Matt Damon (news) (R) pose with producer Jerry Weintraub (2nd L) during a photocall to promote their movie, in Paris December 13, 2004. REUTERS/Charles Platiau

"Ocean's Twelve" com Champanhe e Gargalhadas em Paris
Por ANA NAVARRO PEDRO, Paris
in Público

Foi uma desilusão daquelas que não se esquece: George Clooney, acamado com uma hérnia discal e ameaçado de uma operação pelos seus médicos, acabou por não vir a Paris defender "Ocean's Twelve", a sequela de "Ocean's Eleven" realizada também por Steve Soderbergh, que ontem teve estreia na capital francesa, uma semana depois do lançamento nos EUA.

Matt Damon substitui-o com muita boa-vontade, e depois, Brad Pitt estava em Paris, e de excelente humor, Don Cheadle mostrou-se mais divertido do que nunca, o produtor, Jerry Weintraub, era dos mais interessantes, e Steve Soderbergh manteve a equipa reunida no seu quarto de hotel, na noite precedente, a jogar às cartas até às 2h da madrugada (em Paris!).

Seja lá por que razão for, o ambiente do encontro com a imprensa ficou a meio caminho entre piadas de caserna (que caridosamente não reproduzimos aqui) e o de um aperitivo entre amigos de longa data. O que não nos ensinou muito sobre o filme, mas proporcionou uma hora de risos quase contínuos. A começar pelo "baile" que o resto da equipa deu ao grande ausente, George Clooney. "Ele estudava demasiado. Entrou completamente no papel de Danny Ocean. Era chato connosco. Foi duro para nós, mas como desapareceu completamente na personagem dele, temos de ser caridosos", foram dizendo de concreto Brad Pitt e Don Cheadle, surpreendendo até Soderbergh.

É que, a acreditar neles, fizeram a sequela de "Ocean's Eleven" só para terem uma ocasião de beber vinho de borla em casa de George Clooney, a viver agora numa mansão à beira do lago Como, em Itália, e para pregarem partidas uns aos outros. "Não compreendo como é que vocês ainda acreditam que nós somos daqueles actores que trabalham para os papéis que representamos", ralhou Brad Pitt com os jornalistas.

Boas recordações de Amesterdão e de Roma

Todos recordam com nostalgia as "coffee shop" de Amesterdão, onde decorre uma parte do filme, e juram que foram os "melhores cafés" que jamais tomaram... Roma deixou-lhes também recordações gastronómicas de primeiro plano. Quanto a terem um francês (Vincent Cassel) a desempenhar o papel do mauzão no filme, não teria correspondido a um sentido escondido, nestes tempos de tensões entre os EUA e a França?, perguntou a imprensa francesa: "Não, não é escondido...", garantiu o realizador.

Posto isto, Soderbergh conseguiu ser sério por um minuto para explicar que desejava trabalhar com Cassel desde que o viu no filme de Mathieu Kassovitz "La Haine". Quanto a saber se as estrelas de Hollywood fizeram algo de especial para o acolher numa equipa já muito rodada, Soderbergh reconhece: "Fizemos sim: pagámo-lo".

"A única razão pela qual Cassel conseguiu este papel é por causa da mulher: era obrigatório trazer a Mónica Belucci com ele", gritou Matt Damon. Impossível, de facto, conseguir respostas sérias com aquele bando (mais ou menos) juvenil. Brad Pitt recorda nesse momento que a mulher dele, Jennifer Aniston, está a fazer um filme com Vincent Cassel. "Chama-se 'Derailed' [Descarrilado] - e é só um titulo, 'tá?". "Meu, e tu acreditas nisso?!", atira-lhe Don Cheadle, entre dentes.

Acomodar tantas vedetas é por vezes difícil: "É preciso dar tempo a cada um deles, sem dar protagonismo a nenhum. Improvisaram imenso, mas depois iam longe demais, e era preciso cortá-los impiedosamente", explicou Soderbergh. A sequela de "Ocean's Eleven" é tratada de maneira diferente, a começar pelas personagens femininas: "O Jerry Weintraub e eu queríamos que fosse totalmente diferente. No cinema, é tão importante não repetir os sucessos como não repetir os erros. E houve algumas audácias, como o facto de pôr a Julia Roberts a desempenhar o seu próprio papel, ao ponto de ser apresentada no genérico como Tess Ocean, a representar Julia Roberts! Mas foi um risco enorme que os investidores não queriam correr, com medo de que o público voltasse as costas ao filme".


Imagem de Oceans Twelve

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?