<$BlogRSDURL$>

terça-feira, dezembro 14, 2004

Globos de Ouro, nomeações 


Globo de Ouro e imagem do filme Sideways

Sideways on the TOP
Filme Independente Bate Scorsese nos Globos

Os filmes "Sideways" e "The Aviator" lideram as nomeações dos Globos de Ouro para 2005, foi anunciado ontem em Los Angeles. Atribuídos pela Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood, os Globos de Ouro são considerados, todos os anos, uma antecipação do que pode acontecer nos Óscares. São entregues a 16 de Janeiro, um mês antes dos prémios da Academia de Hollywood.

Mas "Sideways", o filme independente do realizador Alexander Payne que tem sido o favorito dos críticos americanos - com estreia marcada para 17 de Fevereiro em Portugal -, conseguiu mais uma nomeação do que a grande produção de Martin Scorsese, com chegada às salas portuguesas a 2 de Fevereiro.

O "road movie" de Payne, sobre dois amigos que viajam pela zona vinhateira da Califórnia, conseguiu sete nomeações, entre as quais a de melhor comédia e melhor realizador. Payne, que realizou "As Confissões de Schmidt" e "Election", disse recentemente à "Preview" que quis revisitar o cinema americano dos anos 70, quando os filmes eram sobre pessoas e problemas reais: "Interessam-me histórias que são sobre seres humanos e sobre a natureza humana, que são sobre pessoas falhadas e momentos ambíguos que não se tornam necessariamente mais claros."

O filme de Scorsese dedicado ao magnata excêntrico Howard Hughes, com Leonardo DiCaprio no papel principal, foi nomeado para seis categorias, incluindo a de melhor realizador e melhor actor. Será que o Óscar de melhor realizador vai escapar outra vez a Scorsese, que nunca viu o seu talento reconhecido pela Academia?

Mesmo a seguir, com cinco nomeações, estão "Closer," com Julia Roberts (e Jude Law) num papel só para adultos, "Finding Neverland", a história do criador de Peter Pan, e "Million Dollar Baby", a história de uma "boxer". Deste três, só o último filme, de Clint Eastwood, não está na corrida para o título de melhor filme dramático, ao lado de "O Aviador". Figuram também "Kinsey", uma biografia do sexólogo Alfred Kinsey, e "Hotel Rwanda", sobre o genocídio de 1994. in Público


Sideways
Genre: Comedy and Drama
123 min. Miles Faymond (Giamatti), a divorced middle school teacher and failed novelist, and his altar-bound friend Jack (Church) take a wine-tasting trip in California, pondering questions about their directions in life.
Starring: Paul Giamatti, Thomas Haden Church, Sandra Oh, Virginia Madsen, Marylouise Burke Directed by: Alexander Payne


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?