<$BlogRSDURL$>

domingo, dezembro 12, 2004

Alexande, O Grande épico de Oliver Stone 


Mais uma figura mitíca
retratada por Oliver Stone

por João Tomé [publicado no jornal Destak de 2 de Dezembro]


O desejo de grandeza está associado a muitas personagens históricas ao longo dos séculos. Alexandre, O Grande, foi um dos que mais fez por merecer esse cognome ao conquistar, quatro séculos antes da era cristã, 90% do mundo conhecido na altura, quando tinha apenas 25 anos. Paixões, heterossexuais e homossexuais, muita arrogância e determinação, guerra física e psicológica. Este é um filme acima de tudo épico e com uma grandeza digna da figura que inspirou centenas de gerações, até aos dias de hoje.
Viajamos com Alexandre desde o momento em que parte da pequena Macedónia, até às batalhas que teve com o poderoso exército do Império Persa. Desde a sua passagem conquistadora pelo território egípcio, terminando na Índia.
Um percurso de 22 mil quilómetros em oito anos que é retratado com o arrojo e convicção pelo qual é conhecido o experiente realizador americano Oliver Stone – autor dos célebres Platoon e JFK. Para Stone este é um sonho de mais de dez anos que se torna realidade, para a história do cinema é mais um poderoso épico – depois de Tróia – a retratar uma personagem histórica que inspirou, por exemplo, Jim Morrison, a figura lendária dos Doors – também ele retratado em filme por Oliver Stone.

Alexandre, O Grande - Fortune Favors the Bold
De: Oliver Stone
Com: Colin Farrell, Val Kilmer, Anthony Hopkins, Angelina Jolie, Jared Leto, Rosario Dawson, Jonathan Rhys-Meyers
Género: Drama, Guerra
Duração: 173 minutos
Origem: EUA/Reino Unido
Ano: 2004


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?