<$BlogRSDURL$>

terça-feira, novembro 02, 2004

Portugal concorre ao Oscar com “O Milagre Segundo Salomé” 


Óscares: Academia avalia 49 filmes para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro

A Academia de Ciências e Artes norte-americana divulgou hoje a lista dos 49 países que enviaram longas-metragens para concorrerem à inclusão na categoria de Melhor Filme Estrangeiro dos Óscares, para a qual, como sempre, serão seleccionadas cinco obras. Portugal enviou "O Milagre Segundo Salomé" (na foto), de Mário Barroso, produzido pela Madragoa Filmes.

Entre os 49 países concorrentes, dos 89 que a Academia convidou a apresentarem-se, destacam-se as participações do Afeganistão ("Earth and Ashes", de Atiq Rahimi) e da Malásia ("A Legendary Love", de Saw Hin), que envia pela primeira vez uma obra a concurso. Alguns países contam com candidatos de peso.

É o caso do Brasil, que enviou "Olga", de Jayme Monjardim, um grande sucesso no país, sobre a história verídica de Olga Benário, mulher do dirigente comunista Luís Carlos Prestes. A Espanha optou por "Mar Adentro", de Alejandro Amenábar, premiado este ano em Cannes, em detrimento de "Má Educação" de Almodóvar, com Javier Bardem a interpretar a história, também verídica, de um tetraplégico que luta pelo direito à eutanásia.

Da França, saiu "Os Coristas", de Christophe Barratier, que estreia em Portugal a 11 de Novembro, passado num colégio interno. A Alemanha enviou "Der Untergang" ("Downfall") de Oliver Hirschbiegel, uma obra em que o país enfrentou o seu maior fantasma, Hitler.
A China enviou " House of Flying Daggers ", de Zhang Yimou, que estreia em Portugal a 10 de Fevereiro.
A Dinamarca optou por "The Five Obstructions", de Jorgen Leth e Lars von Trier, o célebre realizador de "Dogville", uma obra cuja escolha foi polémica no país, considerada demasiado experimentalista para Hollywood.

Naturalmente, a imprensa já fez os seus destaques e os críticos já fizeram as suas apostas: Zhang Yimou e Aménabar são os mais referidos internacionalmente.
As nomeações para a 77ª edição dos Óscares serão reveladas a 25 de Janeiro. A cerimónia realiza-se a 27 de Fevereiro no Kodak Theatre, em Los Angeles.
in CineCartaz

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?