<$BlogRSDURL$>

sábado, setembro 25, 2004

The Village chegou, finalmente! 


Já estreou em Portugal, na passada quinta-feira, o muito aguardado (e há muito estreado nos EUA), The Village. site oficial


A Vila
Título original: The Village
De: M. Night Shyamalan
Com: Adrien Brody, Bryce Dallas Howard, Joaquin Phoenix, William Hurt
Género: Dra, Thr
Classificacao: M/12 EUA, 2003, Cores, 108 min.

Argumento
O muito aguardado "A Vila", último filme do realizador norte-americano "mais do que de culto" M. Night Shyamalan ("O Sexto Sentido", "O Protegido", "Sinais"), volta a ser um filme fantástico cheio de surpresas. É a história de uma vila que parece perfeita e do seu confronto com o mal que se esconde fora das suas fronteiras. Os habitantes da vila sabem que o mal espreita lá fora, sabem que criaturas maléficas se escondem nos bosques em redor da vila. Por isso ninguém se atreve a sair e a aventurar-se nos bosques e, dessa forma, o mal também não entra na aldeia. Mas um aventureiro quebra esse pacto e atravessa os limites da vila, mudando e ameaçando para sempre o seu futuro.

in Público (Y)
A Floresta Interdita
Sexta-feira, 24 de Setembro de 2004
por Kathleen Gomes

É um segredo - porque hoje as fábulas só podem existir fora do mundo. Uma pequena comunidade refugiou-se numa clareira de inocência, algures numa América rural. É um segredo e o seu guardião é M. Night Shyamalan, que também reservou para si um lugar à parte, fora de Hollywood, numa Pensilvânia mais rural, que tem servido de cenário aos seus filmes - um isolamento a que não é alheio o puritanismo em que se move o seu cinema (recentemente, o "Los Angeles Times" traçava-o como alguém em permanente auto-vigilância, alguém que parece estar sempre a lembrar-se de que se deve manter "puro").

É por aqui que se sabe que se está no território do realizador: pelo puritanismo, que se traduz em valores tradicionais, como a família ou a fé e, nas suas duas últimas obras, o regresso à terra. Façam o favor de entrar em "A Vila", o quarto (se só contarmos a partir de "O Sexto Sentido", já que os dois primeiros filmes são fracassos assumidos pelo próprio) e mais belo filme de M. Night Shyamalan.

Aqui vive uma América arcaica, como uma pintura de época que, subitamente, ganhasse vida. É assim que uma comunidade inventa o seu idílio, à margem do mundo e das cidades malditas. Mas há sons estranhos, ameaçadores que irrompem da floresta, mesmo em frente...

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?