<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, setembro 27, 2004

Reality Show na redacção de um jornal 


Bastidores do "Philadelphia Inquirer"

Programa terá 13 episódios e está a ser negociado com canais por cabo dos Estados Unidos
Os bastidores do jornal norte-americano "The Philadelphia Inquirer" vão ser palco de um "reality show". A produtora Blue Chip Films e a operadora de televisão por cabo Cable Ready estão à procura de compradores que estejam interessados na série Deadline@ The Philadelphia Inquirer. O objectivo é produzir "uma série real que siga os 400 editores, repórteres e fotógrafos enquanto cobrem as notícias e correm contra o relógio para terem tudo pronto para imprimir antes da meia noite".

"Penso que os jornais são uma fonte de emoção e drama", disse Gary Lico, presidente da operadora Cable Ready, citado pelo "site" de "media" Editor & Publisher. Apesar de muitos dos repórteres de hoje em dia fazerem o seu trabalho com recurso ao telefone ou à Internet, Gary Lico justificou a escolha do "The Philadelphia Inquirer" por ser um jornal de uma cidade "com elevados níveis de criminalidade".

O "Inquirer" afirma não ter interesses financeiros com o "reality show". "Pensamos que o que fazemos é interessante e divertido", disse Mary Flannery, editora sénior do diário de Filadélfia. "Sabemos que o que fazemos é muito interessante. Esta é uma óptima oportunidade para o público ter a noção de como é feito o jornal", acrescentou.

Flannery disse ainda que as câmaras já gravaram nalguns dos gabinetes da redacção, apesar de só terem filmado os jornalistas que se manifestaram dispostos a isso. Se por um lado o "reality show" pode vir a mostrar a agitação e emoção que estão por detrás da concepção de um jornal, as coisas podem-se complicar quando os jornalistas estiverem a trabalhar em histórias confidenciais. Segundo a editora do jornal, "há limites, claro", apesar de tudo ser analisado caso a caso.

O Deadline@ The Philadelphia Inquirer, planeado para 13 episódios está agora à espera de ser comprado por uma rede cabo. Nas próximas duas semanas, a produtora vai editar uma cassete de demonstração. E se tudo correr como previsto, o programa poderá ser visto em breve nos Estados Unidos.
in Público

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?