<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, setembro 10, 2004

Os favoritos em competição

Mike Leigh, o realizador de "Vera Drake"

João Tomé

Vera Drake, de Mike Leigh conta a história de uma inglesa, Vera Drake, que nos anos 50, em Londres, fazia abortos ao domícilio em casa burguesas e proletárias, sem receber nada em troca. Uma história que apresenta um dilema moral bem actual em Portugal. Imelda Staunton, a actriz que faz de Vera é apontada como favorita para ao prémio de melhor actriz.

Shijie [ou The World] de Jia Zhangke o realizador japonês leva-nos numa viagem à China contemporânea, em Pequim, para abordar os desejos e frustrações do povo chinês através de um conjunto de personagens, que são artistas do World Park, um parque temático onde se pode visitar réplicas de 106 das vistas e monumentos mais famosos de 14 paises.

Bloco de curiosidades
JT

Protestos no início do Festival uma manifestação antiglobalização, em que o cinema é peça importante, com slogans e um cortejo onde desfilava um navio pirata dificultaram a chegada dos “VIP´s”, atrasando a cerimónia.


Scarlett Johansson Numa conferência de imprensa do Festival para apresentar o filme A Love Song for Bobby Long, a actriz Scarlett Johansson ouviu uma declaração de amor de um jornalista chileno que disse: «não consigo dormir à noite de tanto pensar em ti».

Al Pacino um exemplo da desorganização que se tem verificado no festival foi quando Al Pacino não conseguiu lugar para se sentar na apresentação de um filme em que é protagonista The Merchant of Venice (fora de competição).

Números 1.892 filmes apresentados para selecção; 71 filmes de 36 países em exibição no Festival, 21 deles em competição para o Leão de Ouro. 16 filmes fora de competição.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?