sábado, setembro 25, 2004
Começou o primeiro Festival lisboeta, IndieLisboa
ver o site do IndieLisboa. Não é que vai haver extensões do Festival para as Caldas da Rainha e Faro... (sou das Caldas. Um filme que é um "must" é aquele que já passou, ontem, na sessão de abertura: "Before Sunset". A continuação de "Before Sunrise", elaborado pelo trio fantástico, Richard Linklater, Ethan Hawke e Julie Delpy. Juntaram-se passados nove anos, escreveram o argumento e fizeram o filme em Paris de uma forma simples mas mais uma vez cativante. Só lamento os convites distribuidos para a sessão de abertura de ontem não se estarem conforme a realidade, liguei ontem de manhã para confirmar o convite, já a sala estava esgotada desde quinta. Portanto só daqui a 3 semanas é que eu e o público em geral podemos experienciar Before Sunset - ver o site oficial aqui, no imdb e o trailer.
Deixo aqui um artigo do Público de hoje escrito pelo meu amigo, Vasco T. Menezes:
> Depois de ontem ter sido inaugurado, com a exibição extra-concurso de "Antes do Anoitecer", de Richard Linklater, o IndieLisboa inicia hoje as suas sessões competitivas.
É a primeira edição de um festival dedicado ao cinema independente e o objectivo passa por mostrar - durante uma semana, até 2 de Outubro, sempre no S. Jorge - um conjunto de filmes recentes que, de outra forma, dificilmente poderiam ser vistos em Portugal.
Por isso mesmo, a competição oficial, dividida entre curtas e longas-metragens, vai incidir sobre cinematografias com menor visibilidade entre nós, numa aposta clara em novos realizadores.
Assim, numa selecção de primeiras e segundas obras da Áustria, Hungria, México ou Uruguai, destacam-se objectos aguardados como "La Niña Santa" (amanhã, 21h30), o regresso da realizadora argentina Lucrecia Martel, após o brilhante "O Pântano", ou o português "A Cara Que Mereces", a longa de estreia de Miguel Gomes (dia 1, 21h30).
A Única Longa Portuguesa a Concurso
A única longa-metragem portuguesa na Competição Oficial do IndieLisboa é "A Cara que Mereces", de Miguel Gomes (há mais quatro portugueses em competição, mas nas curtas) e a expectativa é grande porque o realizador, 32 anos, é o primeiro da chamada "geração curtas" (cineastas portugueses que até agora só realizaram curtas-metragens, como Sandro Aguilar e Pedro Caldas) a "dar o salto".
ver o resto
entrevista a John Cooper (no Y), do Festival de Sundance
Comments:
Enviar um comentário