<$BlogRSDURL$>

terça-feira, setembro 28, 2004

Breves nacionais: 



Espectadores de cinema deverão atingir os 8.500 milhões este ano

As salas de cinema de todo o mundo deverão receber 8.500 milhões de espectadores este ano, mais 300 milhões do que no ano passado, indica um estudo da Informa divulgado esta segunda-feira.

O relatório prevê que as receitas aumentem 7%, atingindo os 18.568 milhões de euros. Segundo a Informa, o preço médio mundial de um bilhete de cinema é de 2,18 euros, reflectindo os baixos preços praticados no sudeste asiático, em África e no Médio Oriente.
O documento refere que alguns êxitos mundiais, como «A Paixão de Cristo» e «Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban», são responsáveis pelo crescimento registado.

Os EUA representam 44% das receitas globais, graças aos preços elevados dos bilhetes e à elevada afluência às salas de cinema. Segundo o estudo, este ano cada americano verá em média 5,74 filmes, valor que compara com uma média mundial de 1,33.
As receitas de bilheteira a nível mundial deverão ascender a 20.849 milhões de euros, cerca do dobro do valor obtido em 1995.

II Jornadas de Cinema e Audiovisuais invadem Fafe

«O Cinema e a Literatura» é o tema das II Jornadas de Cinema e Audiovisuais que se iniciam esta segunda-feira em Fafe, numa iniciativa conjunta do Cineclube de Fafe e da autarquia local que se prolonga até 3 de Outubro.

Ao longo da semana serão exibidos na Casa Municipal da Cultura de Fafe diversos filmes feitos a partir de obras literária e uma obra cinematográfica , «Lulu on the Bridge», feita pelo escritor Paul Auster.
Entre os filmes a exibir estão «Hiroxima, Meu Amor», de Alain Resnais, concebido a partir da obra homónima de Marguerite Duras, e «Daisy Miller», de Peter Bogdanovich, versão cinematográfica do romance de Henry James.

As jornadas contarão ainda com a presença de vários realizadores, professores de comunicação e audiovisuais e outras personalidades ligadas ao cinema, as quais vão promover algumas conferências.
Entre os convidados estão os realizadores Manoel de Oliveira, Fernando Lopes, Ângelo Peres e Aloy Losano (Galiza) e Juan Hernández Les (professor da Universidade de Santiago de Compostela.
in DD

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?