<$BlogRSDURL$>

sábado, agosto 28, 2004

Marlon Brando na 2: 


Marlon Brando em "O Selvagem", de 1953

Hoje, sábado de madrugada, ou domingo se preferirem, a 2: transmitiu o clássico "O Selvagem" ("The Wild One"), numa homenagem ao recentemente falecido Marlon Brando. Este filme é um marco no cinema americano dos anos 50, do realizador Laslo Benedek.
No filme, Marlon Brando, que faleceu no passado mês de Julho aos 80 anos de idade, interpreta um dos melhores papéis da sua carreira. Brando é Johnny, o líder de um gang selvagem de motociclistas que atormentam uma pequena e tranquila cidade da Califórnia.
Ao apaixonar-se por Kathie (Mary Murphy), filha do xerife da cidade, ele tenta finalmente ter uma vida normal e produtiva, mas não consegue, uma vez que vai sentir-se ameaçado por um psicótico rival, Chino (Lee Marvin), que pretende o seu lugar de líder.

Na minha opinião, apesar dos anos que já passaram e de tudo aquilo que o cinema e a sociedade já evoluiu (supostamente) continua a ser muito interessante e bom de ver.

Não é todos os dias que passam este tipo de clássicos na televisão, porque no fantástico edifício da Cinemateca Portuguesa é habitual. Apesar de não ser a tela que passa imagens no escuro, se estivermos atentos temos a magia do cinema clássico em casa.
Nunca tinha visto o filme e surpreendeu-me pela simplicidade da estória e do enredo e das próprias personagens. Tinha força e carácter o filme e a personagem principal interpreta na perfeição por Marlon Brando. Sim, gostei de filmes como o Padrinho, acho que Marlon Brando esteve muito bem, mas o "mito" Marlon Brando na história de cinema na minha concepção por vezes perdia-se um pouco, recordava-me de boas interpretações, mas não em quantidade tão grande para... o "mito" que se criava. Ora, uma sugestão é ver a lista de filmes e papéis que ele fez , é extraordinário a quantidade de filmes e personificações com carácter e personalidade que ele fez.
Tantos filmes que vi e não recordava que tinha visto Marlon Brando. Atravessou várias gerações de boas interpretações, personagens totalmente diferentes no modo de ser e na forma física. Já bem longe de outros tempos gostei de o ver em Don Juan DeMarco, filme leve mas surpreende, com outro actor que falo já de seguida, Johnny Depp.


_________________________________________
Eduardo Mãos de Tesoura

Johnny Depp como o rapaz que foi fabricado e... com tesouras nas mãos, Rapariga: "Hold Me"; Eduardo: "I can´t".

Também esta noite, na RTP1 passou Eduardo Mãos de Tesoura, um filme soberbo de Tim Burton, bem ao seu estilo e onde começou a despoletar Johnny Depp. Teria tanto para falar na magia que nos oferece este filme de Tim Burton, um imaginário que coloca a sociedade "certinha" e repleta de regras de um lado e a simplicidade, a inocência e a pureza do outro. A sociedade perde claramente, e ganha a criatividade e o mundo imaginativo e menos "established".

Deixo de seguida a filmografia de Johnny Depp antes e depois deste filme, até ao Don Juan DeMarco. Saidinho da série 21 Jump Street, que cheguei a ver à uns anos na minha adolescência, viamos um Depp muito teenager e para teenagers. E depois em Eduardo Mãos parece que passou para uma outra onda de actuação, mais a sério, e dá-se muito bem. Tim Burton apostou nele e a aposta foi ganha.

Don Juan DeMarco (1995) .... Don Juan
Ed Wood (1994) .... Ed Wood
What's Eating Gilbert Grape (1993) .... Gilbert Grape
Benny & Joon (1993) .... Sam
Arizona Dream (1993) .... Axel Blackmar
... aka Arizona Dream (1993) (France)
... aka Arrowtooth Waltz, The (1993)
Freddy's Dead: The Final Nightmare (1991) (as Oprah Noodlemantra) .... Teen on TV
... aka Nightmare On Elm Street 6, A (1991)
Edward Scissorhands (1990) .... Edward Scissorhands
Cry-Baby (1990) .... Wade 'Cry-Baby' Walker
"21 Jump Street" (1987) TV Series .... Off. Tom Hanson #2 (1987-1990)
Slow Burn (1986) (TV) .... Donnie Fleischer
Platoon (1986) .... Pvt. Lerner
Private Resort (1985) .... Jack
Nightmare On Elm Street, A (1984) .... Glen Lantz



ver aqui mais info



Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?