<$BlogRSDURL$>

terça-feira, maio 30, 2006

Claro, filmes portugueses 

Canais Lusomundo com emissão descodificada a 10 de Junho
Muitas estreias, ciclos de cinema dedicados a vários realizadores, cinema francês e um dia de emissão descodificada são algumas das novidades apresentadas hoje pelo director de programação dos canais Lusomundo, Sérgio Leemann, para os próximos meses.
«Uns Compadres do pior», «A Intérprete», «Constantine», «Closer» e «Vamos Dançar» são algumas das estreias que vão ser apresentadas no canal Lusomundo Premium, que, juntamente com o Lusomundo Gallery, comemora no próximo dia 1 de Junho três anos.
Sérgio Leemann adiantou ainda que no dia 10 de Junho, dia de Portugal, os canais Lusomundo oferecem um dia de emissão descodificada, com o Lusomundo Gallery a transmitir um «Especial Dia de Portugal», onde vão ser exibidos 12 filmes de realizadores portugueses.
Entre as novidades soma-se ainda o festival «Cinema ié-ié», que vai passar no Happy e tem em vista a comemoração do primeiro ano de existência do canal que se assinala no próximo mes de Junho. O «Cinema ié-ié» apresenta uma série de filmes da década de 60.

mais in DD

A sexta dimensão portuguesa 



[Pergunto-me, porque é que não há, nem existiram, em Portugal séries como a Quinta Dimensão (passa na :2) ou mesmo a Hora de Alfred Hitchcock (que passa na SIC Mulher às segundas à noite)? É uma pena! Acho que se poderia fazer coisas especiais e portuguesas nesse domínio.]

Descrição do episódio que está a dar agora na :2:
«THE TWILIGHT ZONE»

EVERGREEN/ ONE NIGHT AT MERCY
Nº 1 de 22
Uma viagem a um mundo onde a realidade e o imaginário se encontram

Neste Episódio
Quando a jovem e rebelde Jenna e a sua família se mudam para uma comunidade fechada, que os pais dela acham que vai ajudar a controlá-la, a jovem descobre a sinistra maneira que os seus novos vizinhos utilizam para lidar com problemas disciplinares...


Um jovem médico é confrontado com um paciente que afirma ser a encarnação da Morte!...

--------------------------------------------------------------------------------
Esta recente e excitante versão da clássica antologia "The Twilight Zone", traz-nos uma nova série de episódios cheios de mistério e "suspense".
O anfitrião Forest Whitaker leva-nos até um misterioso e desconhecido território, numa viagem sem precedentes aos sítios mais profundos da mente humana.
Um turbilhão de emoções, o medo, o ódio, o horror vão ser abordados ao longo desta empolgante série recheada de surpreendentes efeitos especiais.


Este é blog semi-parado. 

Não me perguntem o que isso significa que também não sei

domingo, maio 28, 2006

Cannes dá vitória a Babel 

Cannes: «Babel» e Wang Chao premiados
O filme do mexicano Alejandro González Iñárritu, «Babel», ganhou este sábado o prémio ecuménico na selecção competitiva do Festival de Cinema de Cannes, enquanto «Luxury Car», do chinês Wang Chao, foi o vencedor na secção Un Certain Regard.
O filme do realizador mexicano tem como tema a incomunicabilidade (entre povos, pais e filhos, governos ou nos casais), a sua acção desenrola-se ao mesmo tempo em Marrocos, na fronteira entre o México e os Estados Unidos e no Japão,e é falado em quatro línguas: inglês, árabe, espanhol e japonês.
Tal como «Amor Cão» e «21 Gramas», os filmes anteriores de González Iñárritu, também «Babel» tem argumento de Guillermo Arriaga.
Por seu lado, «Luxury Car» conta a história de um professor quase na reforma que parte para a cidade de Wuhan à procura do seu filho, do qual deixou de ter notícias, para que a sua mulher gravemente doente o possa ver uma última vez antes de morrer.
Esta é a terceira longa-metragem de Wang Chao, depois de «Anyangde Guer» (O Órfão de Anyang) e «Riri Yeye» (Dia e Noite).
O prémio especial do júri da secção Un Certain Regard, presidido pelo realizador norte-americano Monte Hellman, irá para «Ten Canoes» (Dez Canoas), do australiano Rolf De Heer.
O prémio de interpretação desta secção será entregue a Dorothea Petre, pelo seu papel no filme do romeno Catalin Mitulescu, «Comment j`ai feté la fin du monde» (Como Festejei o Fim do Mundo), e a Don Angel Tavira em «El Violin», do mexicano Francisco Vargas.
Finalmente, «Meurtrières» (Assassinas), de Patrick Grandperret (França), vai receber o prémio do presidente do júri.

in Lusa

sábado, maio 27, 2006

Stand Your Ground 


Hooligans. Acabei de ver o filme com Elijah Wood sobre um norte-americano que se vê integrado numa claque de hooligans inglesa. É um filme brutal. Faz lembrar um ou outro conceito do FightClub. É um filme também irritante e bom. Que, do ponto de vista moral, é discutível, e ainda bem que assim é. Cheira-se alguns dos instintos básicos do ser humano, especialmente masculino. Instintos estúpidos e violentos, com algum sentido, de uma forma estranha e perturbada. Acho que todos temos algo assim dentro de nós, quer o soltemos ou não. Um filme rebelde e do qual tiro uma conclusão interessante: temos de nos impor quando somos pontapeados. Mas a fina virtude final, é saber que podemos ser o mais violentos possíveis, e, acabar por preferir não o ser, defendendo-nos na mesma, mas de outra forma.



As Crianças Invísiveis 


Uma grande ideia, um belo filme, dividido em sete.

São sete os realizadores, de vários locais do mundo, que nos trazem histórias sobre crianças sozinhas, crianças que têm de viver com aquilo que a sociedade à sua volta lhes deu, neste caso, problemas e azares. Entre o drama e a esperança, há momentos duros mas outros que fazem sorrir. Com armas na mão, bonecas ou a roubar, crianças são crianças, embora algumas tenham de crescer depressa demais. A ideia parece-me brilhante...


Site Oficial
Ficha IMDb
::: 3,5/5


Primeiro filme saudita 

Foi lançado em Cannes e, julga-se, é o primeiro filme Saudita. Chama-se Keif al-Hal (Como estás?). Apesar disso, foi filmado no Dubai. Actualmente, cinemas públicos e teatros estão banidos na Arábia Saudita. Num país que movimenta tantos milhões de euros e com tantos mecenas mesmo muito ricos, apenas há algumas curtas-metragens e documentários. Mas tudo isso pode mudar, basta o dinheiro deles querer.
A
BBC tem um artigo sobre o assunto, assim como este blog e este site.
Ficha IMDb

Jordanian actress Mais Hamdan stars in the first Saudi-made movie, Keif al-Hal.


Cate é Dylan 

[Estranho? Uma mulher a fazer de Bob Dylan... talvez não. É uma parte da personalidade de Dylan que será interpretado... tricky hein.]

Cate Blanchett interpreta Bob Dylan em «I´m Not There»
Cate Blanchett vai interpretar Bob Dylan no filme biográfico «I´m Not There», que tem estreia marcada para 2007. A actriz já encarnou o papel de rainha Elizabeth e Katharine Hepburn.
Cate é uma das sete pessoas que vão dar vida a Bob Dylan em várias fases da sua carreira. A actriz vai interpretar um aspecto específico da personalidade de Dylan, a parte da vida do cantor e compositor andrógino chamado Jude.
Heath Legder, Michelle Williams, Christian Bale, Julianne Moore e Richard Gere são outros dos actores que integram o elenco da produção. Antes de «I´m Not There», Cate ainda pode ser vista nos cinemas em «Babel», um filme do mexicano Alejandro González Inárritu.

sexta-feira, maio 26, 2006

A iniciativa 

Cópias de filmes da Columbia depositadas na Cinemateca
A Columbia Filmes Portugal vai passar a depositar na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema cópias de todas as películas que lançar no país, após o acordo hoje assinado entre as duas entidades.
O documento foi assinado em Lisboa, nas instalações da Cinemateca Portuguesa, pelo director-geral da distribuidora norte- americana de filmes em Portugal, João Cameira, e pelo presidente daquele organismo público, João Bénard da Costa, que o considerou «um acordo histórico, pela sua importância».
Até agora, todas as cópias dos filmes da Columbia lançados em Portugal para serem exibidos comercialmente eram destruídas, vendo-se a Cinemateca obrigada a pedir um exemplar à distribuidora sempre que necessitava de a apresentar num ciclo de cinema.
«Muitas vezes as cópias dos filmes não estavam disponíveis em Portugal e éramos inclusivamente obrigados a mandá-las vir do estrangeiro, com custos elevados», explicou Bénard da Costa.
Desde 1980 que a Cinemateca tem tentado negociar com as distribuidoras de filmes no país o depósito voluntário das cópias em suporte de película lançadas anualmente, «mas houve sempre resistências».
O único acordo conseguido até hoje pela entidade com uma grande distribuidora foi realizado com a FOX, através dos Filmes Castello Lopes, em 1991.
«São negociações delicadas, morosas e difíceis», comentou o presidente da Cinemateca, congratulando-se por ter chegado a um acordo com a Columbia «para acabar com uma situação aberrante».

mais in DD

quarta-feira, maio 24, 2006

Sonhoz Americanos 

American Dreamz. Um filme realizado por Paul Weitz, pode-se dizer que, no mínimo, tem potencial. Este trata-se do realizador de American Pie (1999), Down to Earth (2001), About a Boy (2002), um dos realizadores da série de televisão (que já passou brevemente pela :2, já que só existem 12 episódios, infelizmente) "Cracking Up" (2004); o belíssimo In Good Company (2004) e, agora American Dreamz (2006).

Tudo isto para dizer o seguinte: O FILME NÃO TERÁ DISTRIBUIÇÃO DE CINEMA EM PORTUGAL!!

É triste mas é verdade. "Acaba por não estrear porque a distribuidora internacional não quer". Informou-me a Lusomundo. Isto porque o filme até já tinha data de estreia, seria agora em Junho, estava previsto vir cá. Agora só no videoclube, dentro de uns tempos, ou então por outros meios...
Porque é que me parecia interessante? Bem, porque tem um elenco com:
Hugh Grant; Dennis Quaid; a bela Mandy Moore do inteligente Try Seventeen (2002) e da série Scrubs (Sic Radical); Willem Dafoe; Marcia Gay Harden; Chris Klein; John Cho (estes dois últimos ex-American Pie).
Também me porque o trailer é delicioso!





Tagline: Imagine a country where the President never reads the newspaper, where the government goes to war for all the wrong reasons, and more people vote for a pop idol than their next President. (more)

Plot Outline: The new season of "American Dreamz," the wildly popular television singing contest, has captured the country's attention, as the competition looks to be between a young Midwestern gal (Moore) and a showtunes-loving young man from Orange County (Golzari). Recently awakened President Staton (Quaid) even wants in on the craze, as he signs up for the potential explosive season finale. (more) (view trailer)



Vidas nas Torres Gémeas em filme 


[Estive a ouvir alguns comentários, de Oliver Stone e espectadores, e o trailer deste filme e fiquei cativado. Com Nicolas Cage e também Maria Bello, Maggie Gyllenhaal, entre outros, o sentimento de que se vivia o ataque às torres gémeas parece-me bem conseguido "Quando se está lá mesmo, não tem a ver com política, é outra coisa, é apenas aquilo", disse Stone.]

A PREMISSA: The World Saw Evil That Day. Two Men Saw Something Else.
Ficha IMDb

Vinte minutos de 'World Trade Center'
Aproveitando a projecção comemorativa dos 20 anos de Os Bravos do Pelotão, Oliver Stone mostrou, na abertura da sessão, 20 minutos do seu novo filme World Trade Center, em que Nicolas Cage interpreta um agente da Polícia Portuária de Nova Iorque que acorreu à Torre 1 do World Trade Center no dia 11 de Setembro de 2001, com uma equipa de salvamento, poucos minutos depois do embate do primeiro avião desviado pelos terroristas.
Ao contrário de United 93, do realizador inglês Paul Greengrass, que está no programa de Cannes, fora de competição, e foca o avião desviado que se despenhou na Pensilvânia no mesmo dia sem deixar sobreviventes, World Trade Center baseia-se inteiramente em testemunhos vividos do agente personificado por Cage, dos camaradas que o acompanharam e sobreviveram ao ataque terrorista. As imagens reveladas por Stone referem--se aos primeiros 20 minutos do filme e passaram em sequência. São bastantes impressionantes e dão para perceber que o realizador de JFK quis manter-se fiel à intenção expressa no pequeno discurso que fez antes da projecção: "Mostrar pessoas que viram as coisas com os seus próprios olhos", porque "a História também é feita das suas testemunhas colectivas".
World Trade Center é, juntamente com United 93, a primeira grande produção cinematográfica norte-americana a falar dos acontecimentos de 11 de Setembro. O filme deverá ficar pronto para ser apresentado no Festival de Veneza, no início de Setembro.
EB, in DN


domingo, maio 21, 2006

Willis volta a Die Hard 

Photobucket - Video and Image Hosting

Bruce Willis está de volta. Aos 51 anos Bruce Willis foi a estrela que mais brilhou hoje no Festival de Cannes na apresentação do filme de animação Over the Hedge. O actor dá a voz ao protagonista e esteve em Cannes com a cantora Avril Lavigne que também participa. Willis confirmou em França que irá voltar a ser John McClane na sequela Die Hard 4.0. O actor explicou ainda que o filme terá outro nome, ainda não definido. Onze anos depois McClane está de volta.

Sonhos de McQueen 


A drawing for the proposed movie "Yucatan."

Steve McQueen's Dream Movie Wakes Up With a Vrooom!
NY Times. WHEN Steve McQueen died 25 years ago in Juarez, Mexico, he left behind two children, some 30 movies and a legacy as "The King of Cool" (the title of a documentary about him). He also left behind two custom-made trunks containing 16 leather-bound notebooks full of drawings, photographs from period magazines, and a detailed script continuity — a screenplay without dialogue — written in a kind of hyper-stylized poetry. These materials were his plans for "Yucatan," the vanity project he yearned, but failed, to make.

California , 1969


A heist film and adventure epic, it would have married the sprawling canvas of films like
"The Great Escape" and "Papillon" with the chase-scene histrionics of "Bullitt" (transferred to motorcycles, McQueen's lifelong passion) along with some ancient history and visionary science thrown in for good measure.
The trunks sat in the basement of a house in Trancas Canyon in Malibu, Calif., until they were unearthed by McQueen's son, Chad, 10 years ago. (His daughter, Terry, died in 1998.) "If I'd handed this to the wrong people. ..." Chad McQueen said in a telephone interview, his voice trailing off. "Man, I don't need that."


Here's how McQueen closes his final meditation on "Yucatan":
He was parting the curtains on tomorrow
A commando on the liquid frontier...
The inheritors of that emerald planet
That jewel on the finger of the firmament
Ringed by its creator with sapphire seas
For the exaltation and the ultimate salvation of the Dominion of Man.

quarta-feira, maio 17, 2006

Código a minutos 


Os críticos de cinema começaram ontem à noite a ver o filme Codigo Da Vinci, um dos mais esperados do ano, que terá receitas brutais. A Variety já publicou uma crítica, bem negativa. Dentro de 30 minutos sou eu que vou ver o filme!

The Da Vinci Code

By Todd McCarthy
A pulpy page-turner in its original incarnation as a huge international bestseller has become a stodgy, grim thing in its exceedingly literal-minded film version.
Tackling head-on novelist Dan Brown's controversy-stirring thriller hinging on a subversively revisionist view of Jesus Christ's life, director Ron Howard and screenwriter Akiva Goldsman have conspired to drain any sense of fun out of the melodrama, leaving expectant audiences with an oppressively talky film that isn't exactly dull but comes as close to it as one could imagine with such provocative material; result is perhaps the best thing the project's critics could have hoped for.


segunda-feira, maio 15, 2006

Rocky de cera 

rocky blog movie news


Sylvester Stallone, aos 59 anos (dentro de um mês faz 60) começa a meter dó. O seu cabelo pintado e com aspecto de estranho já não era agradável. Agora, mostra-nos o seu corpo que aparenta estar em forma de ginásio mas ao mesmo tempo faz lembrar os bonecos de cera do museu londrino Madame Tussaut. A verdade é que Stallone não é novo e a idade não perdoa. Apesar de ter bastantes musculos, mais parecem começar a estar numa espécie de barro. Rocky Balboa está assim de volta para mais um filme... só não se percebe porque é que um homem de 59 homens vai ainda para o ringue profissional como pugilista...

www.rockybalboablog.com

rocky blog movie news


sábado, maio 06, 2006

memórias 



Jason Priestley. Tem 36 anos e continua com o mesmo ar de James Dean, rebelde e com carisma, com uma poupa já pouco habitual. Tornou-se conhecido mundialmente graças à série televisiva "Beverly Hills, 90210" (1990-1998), onde era Brandon Walsh. Era dos actores mais promissores da série, mas nem por isso conseguiu libertar-se com sucesso da personagem que interpretou na mítica novela dos ricos. Foi aí que começou outra actividade, a produção - produziu a série e alguns filmes depois disso. Um ano após o fim da série, em 1999, teve um grave acidente de carro, supostamente embriagado. Foi só em 2001 que começou a entrar em séries e filmes novamente. Nada de muito relevante, fez alguns papéis de mau da fita, algo que era totalmente contrário à personagem de Brandon mas que, nem por isso, lhe trouxe filmes de relevo. Em 2002 novo acidente, agora nas pistas de carros, numa corrida em Kentucky, que lhe fracturou a espinha e vários ossos, mesmo assim conseguiu recuperar bem. Fez trabalhos de narrador para um canal de Cinema da Cabo.

O QUE FAZ AGORA. "Tru Calling", é o nome da série na qual não integrou no inicio, mas foi inserido como o mau da fita mais para o meio da série televisiva que passa em Portugal na :2. Nela é Jack Harper, um papel que voltou a colocá-lo nos olhos da maior parte do público, já que a série foi e é um sucesso. Jack é uma personagem curiosa já que pode ser mau, mas também mostrar laivos de pessoa boa - em constante mutação, portanto. A série terminou o ano passado. Nos últimos tempos tem participado em algumas sitcoms, como convidado. Integrou Murder at the Presidio (2005 - TV); Snow Wonder (2005) (TV) e o filme Hot Tamale (2006). Mais recentemente está na série "Love Monkey" e prepara outra série: Shades of Black: The Conrad Black Story (2006) (TV).

Ficha IMDb

Em "Tru Calling"


This page is powered by Blogger. Isn't yours?