<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, abril 26, 2006

Ava Gardner 


terça-feira, abril 25, 2006

Lisboetas 



A integração dos novos portugueses
Lisboetas. Os novos portugueses são imigrantes de culturas distintas e realidades intensas. O documentário do luso-brasileiro-francês, Sérgio Tréfaut, é um retrato emocionante e repleto de esperança, passado em Lisboa, sobre uma sociedade em transformação.

por João Tomé - in Destak

Brasileiros, africanos – de países lusófonos, África do Sul e Nigéria –, imigrantes do leste europeu (Ucrânia, Rússia, Moldávia, Roménia), muçulmanos (paquistaneses), indianos, chineses, entre outros. Estas são algumas das culturas que são referidas no filme do luso-francês, de origem brasileira Sérgio Tréfaut. Em toda esta multiplicidade étnica e de culturas existem situações decadentes mas também muitas histórias felizes e de esperança. Num dos documentários portugueses mais tocantes, aqui, os portugueses são personagem quase sempre ausente. Consegue-se ilustrar a realidade imigrante com exemplos emocionantes, afectivos e energéticos, de que os portugueses em geral não têm conhecimento, tendo como moral «as pessoas novas que chegaram transformaram a cidade e muitas fazem já parte dela», afirmou Tréfaut ao Destak. Sem a presença de um narrador, as imagens e as pessoas falam por si.

Da chegada ao nascimento
O documentário constitui uma autêntica viagem. Se o início mostra situações mais precárias – começa com o registo dos imigrantes no SEF –, a parte final do documentário é de esperança, integração e nascimento. Acompanhamos as dificuldades de legalização, o trabalho precário e ilegal oferecido por portugueses, por exemplo, no Campo Grande. Assistimos também às saudades de casa e aos sonhos que já não englobam um regresso a casa. «O paraíso tem de ser construído onde vivemos», diz um imigrante algures no documentário, que também refere que pensava que os «portugueses fossem mais ricos». Das crianças, ouvem-se sinais de integração e esperança: «quero ser polícia e ficar em Portugal». Por fim, o filme termina com um misto de felicidade e extrema emoção com o nascimento, in loco, de um português de pais ucranianos.


Class.: 4/5

Realização: Sérgio Tréfaut
Site oficial:
Lisboetas
Género: Documentário
Distribuição: Atalanta Filmes
Classificação: M/12
Portugal, 2004
100 min

segunda-feira, abril 24, 2006

Marie Antoinette 



O novo filme de Sofia Coppola, Maria Antonieta, já tem poster.

Caprio em Maputo 


Esta foto não é de Maputo, é de um ferimento que uma mulher irada provocou em Caprio numa festa em Junho passado em Hollywood.

[É preciso o senhor Leo ferir-se para sabermos que estava em filmagens em Maputo.]

Leonardo DiCaprio sofreu ferimentos ligeiros em Moçambique
O actor norte-americano Leonardo DiCaprio sofreu ferimentos ligeiros numa perna durante a rodagem em Maputo do filme «Blood Diamond», anunciou o seu porta-voz.
De acordo com Ken Sunshine, DiCaprio feriu-se sexta-feira durante a rodagem do filme realizado por Edward Zwick e que tem no elenco a actriz Jennifer Connelly.
O jornal sul-africano The Citizen acrescentou que o actor foi evacuado para Nelspruit, uma cidade sul-africana junto da fronteira com Moçambique, onde foi observado por médicos de uma clínica privada, tendo regressado de imediato à capital moçambicana.
DiCaprio encontra-se desde a semana passada em Maputo para a rodagem do filme no qual desempenha o papel de um mercenário sul-africano na guerra civil na Serra Leoa. €

in Lusa

sábado, abril 22, 2006

Bond e a sua girl 



Eva Green e Daniel Craig.

Cannes com cheiros portugueses 

Cannes
Filmes portugueses "Transe" e "Rapace" seleccionados para Festival Cannes
Os filmes "Transe", da realizadora Teresa Villaverde, e "Rapace", de João Nicolau, foram seleccionados para a Quinzena dos Realizadores da 59ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes, que decorrerá entre 17 e 28 de Maio.
Estas duas películas e o filme "Juventude em Marcha", do realizador Pedro Costa, que concorrerá à Palma de Ouro, completam a representação portuguesa no mais importantes e prestigiante festival internacional de cinema.

in Lusa

(...)

CANNES, France (UPI) -- Richard Linklater's "Fast Food Nation" Thursday was named one of 19 films to compete during France's 59th Cannes Film Festival. In addition to Linklater's film starring Patricia Arquette, Ethan Hawke and Greg Kinnear, other U.S. contestants include Richard Kelly's "Southland Tales," starring the Rock, Seann William Scott, Sarah Michelle Gellar and Mandy Moore; and Sofia Coppola's "Marie-Antoinette," starring Kirsten Dunst and Jason Schwartzman, The Hollywood Reporter said. Also competing for the top Palm d'Or prize will be "Babel" from Mexican director Alejandro Gonzalez and starring Brad Pitt, Cate Blanchett and Gael Garcia Bernal. Britain will be represented by director Andrea Arnold's "Red Road" starring Natalie Press and Ken Loach's "The Wind That Shakes the Barley." Only one Asian film was chosen, Chinese director Ye Lou's "Summer Palace." The festival opens May 17 with the world premiere of Ron Howard's "The Da Vinci Code."

(...)

Cannes picks eclectic mix
Film fest lineup dances to a Latin beat
Alongside Almodovar and Moretti, fest will showcase competition pics "Pan's Labyrinth," by Guillermo del Toro; fellow Mexican Alejandro Gonzalez Inarritu's English-language "Babel," starring Brad Pitt (who may or may not attend depending on the birth of his baby with Angelina Jolie); Italian Paolo Sorrentino's "The Family Friend"; and Portuguese minimalist Pedro Costa's "Youth on the March."
mais in Variety

sexta-feira, abril 21, 2006

indie de volta 



www.indielisboa.com


Este ano, o IndieLisboa homenageia 4 realizadores: Edgar Pêra, Michael Glawogger, Jay Rosenblatt e Nobuhiro Suwa. Hoje tem início a abertura dos programas dedicados ao austríaco Glawogger, com a exibição do seu aclamado documentário WORKINGMAN’S DEATH, e também ao realizador americano Jay Rosenblatt, de quem serão mostrados os filmes DOUBT, BLOOD TEST, PARIS X2, e BRAIN IN THE DESERT

calendário das sessões está disponível aqui.

Organização do IndieLisboa promove filmes portugueses junto de festivais
A associação cultural Zero em Comportamento e o Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM) vão promover durante o fim-de-semana exibições de filmes portugueses para programadores de festivais internacionais.
De acordo com uma fonte da associação, responsável pela organização do IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema Independente, a iniciativa, designada por Lisbon Screenings, "visa contribuir para o aumento da visibilidade dos filmes portugueses" no estrangeiro.
Trata-se de uma acção inédita da associação, que será levada a cabo no âmbito do festival IndieLisboa, inaugurado quinta-feira e que decorre até 30 de Abril nos cinemas Fórum Lisboa, King e Londres.
A Zero em Comportamento e o ICAM pretendem que estas exibições se passem a realizar regularmente para facilitar aos produtores um contacto mais célere e eficaz com os compradores de direitos internacionais dos filmes e programadores de festivais de cinema.
As sessões terão lugar na sala de visionamento do ICAM e serão exclusivas para profissionais convidados, nomeadamente programadores dos festivais de Toronto, Locarno, Roterdão, Fórum de Berlim, Sundance, Melbourne e Adelaide.
A terceira edição do IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema Independente vai exibir 282 filmes, entre eles 48 portugueses (seis longas e 42 curtas-metragens).
Na secção de Heróis Independentes pela primeira vez será homenageado um realizador português, Edgar Pêra, que apresentará o seu mais recente filme, "Movimentos Perpétuos - Tributo a Carlos Paredes", em ante estreia neste festival, no sábado, às 21:30, no Fórum Lisboa.
O evento, que inclui um ciclo dedicado ao cinema sueco, intitulado "90 anos de Curtas-Metragens", encerra a 29 de Abril, também no Fórum Lisboa, com a exibição de "Twelve and Holding", de Michael Cuesta, mas a 30 serão ainda exibidos os filmes vencedores.

in Lusa

quinta-feira, abril 20, 2006

Ice Age 2 

300.000


é o número de pessoas que já viram o filme Ice Age 2, em Portugal, nos últimos 15 dias.

dilema 


Cinema com tempo e meios
VS.
Cinema sem tempo nem meios

quarta-feira, abril 19, 2006

mais documentários 


Instituto apoia associação do documentário com 270 mil euros até 2008
O Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM) vai atribuir um apoio de 270 mil euros durante o triénio 2006/8 à AporDOC - Associação pelo Documentário, anunciou hoje a entidade.
De acordo com uma fonte do ICAM, o protocolo para a atribuição das verb as vai ser assinado quarta-feira entre a direcção do instituto e a AporDOC, na s ede da associação, em Lisboa.
Os 270 mil euros serão repartidos em fracções de 90 mil, a entregar anualmente em 2006, 2007 e 2008 para a associação desenvolver as suas iniciativas, ainda segundo o documento.
Criada em 1996, a AporDOC é um organismo sem fins lucrativos que tem co mo objectivos promover e divulgar a produção e distribuição de filmes documentai s e estabelecer parcerias com outras instituições nacionais e internacionais. Contactada pela Agência Lusa, Ana Isabel Strindberg, membro da direcção da associação, sublinhou a importância da assinatura deste protocolo "que vai f ornecer um apoio sustentado" às actividades da entidade.
"São verbas extremamente importantes sobretudo porque em Portugal há po ucos apoios para este género cinematográfico", comentou a responsável, acrescent ando que a associação tem defendido que "o documentário deve ter o mesmo estatut o da ficção, com mais espaço nos festivais e nas salas de cinema".
Ana Isabel Strindberg referiu que a AporDOC tem vindo também a sensibil izar o ICAM para dar incentivos às distribuidoras visando uma maior apresentação de documentários em sala, bem como às cadeias de televisão, sobretudo a RTP. A actual direcção da associação foi eleita em Julho passado e tem como presidente a realizadora Catarina Alves Costa, e, além de Ana Isabel Strindberg, programadora e responsável pelo festival DocLisboa, os elementos Graça Castanhe ira, Madalena Miranda, Caroline Barraut. O DocLisboa, único festival de documentário internacional português, va i organizar a sua quarta edição este ano, depois de em 2005 ter tido "perto de 1 9 mil espectadores, o que é significativo quando se diz que o público do cinema português é reduzido". O festival decorre este ano entre 20 a 29 de Outubro, em Lisboa.

in Lusa

www.apordoc.ubi.pt
DOCLISBOA 2005

segunda-feira, abril 17, 2006

Mais filmes portugueses na forja 

[Depois do anúncio das gravações de Conversa da Treta - O Filme, que deverá chegar às salas em Setembro, aqui está mais um.]

"O Mistério da Estrada de Sintra", o filme
De acordo com o DN, a rua da Estefânia, em Lisboa, esteve cortada ao trânsito. Ao bom estilo das grandes produções norte-americanas, a policia assegurou as gravações de “O Mistério da Estrada de Sintra”, um filme realizado por Jorge Paixão da Costa e que já vem a ser trabalhado desde 2001. Segundo a publicação, não se podiam ouvir sons de automóveis, pois a acção do filme acontece nos finais do século XIX. O filme é adaptado da obra homónima de Eça de Queiroz, “O Mistério da Estrada de Sintra”, um romance policial, uma crítica de costumes e uma acutilante análise da sociedade portuguesa do séc.XIX, que assim contém todos os ingredientes queirosianos. Estamos em 1890, nos dias que se seguram à entrega do Ultimatum a Portugal. Neste clima de tensão, o cadáver do Capitão Rytmel é encontrado numa sinistra casa em Sintra.
Vítima de um caso de romance e enganos, Rytmel foi morto pela sua amante, a jovem Condessa de Valada, num acto de desespero irreflectido. Vasco, o primo que nutre pela Condessa um amor não correspondido, toma a iniciativa de apagar todas as pistas que conduzem à descoberta do sucedido e arrasta, para este processo, Sidónio e Ferrão, raptados na Estrada de Sintra.
Em Lisboa ninguém está interessado em que seja descoberto o cariz passional deste crime que encobriria de vulgaridade a polémica diplomática provocada pelo Ultimatum. A única coisa a fazer é enterrar o cadáver, encerrar o caso e fazer o que estas personagens fazem de melhor: salvar a face, mantendo as aparências. Porém, esta obra não é uma adaptação da junção dos folhetins que mais tarde dariam o livro, seguindo antes o que se passou entre Eça de Queirós e Ramalho Ortigão durante a complexa preparação do "Mistério. Os actores escolhidos para interpretar as personagens são Ivo Canelas (Eça de Queirós), António Pedro Cerdeira (Ramalho Ortigão) e Nicolau Breyner (Eduardo Coelho).
Segundo o Diário de Noticias, Ivo Canelas disse: "Do Eça só me lembrava da cena do incesto de “Os Maias”, o livro obrigatório na escola. Mas para a preparação do filme li vários livros dele e depois reli. Rendi-me completamente ao Eça e à sua inteligência". Já António Pedro Cerdeira acredita que este filme tem “uma ambiência fascinante”. Os décors foram reconstituídos ao pormenor, numa tentativa de reconstituir temporalmente a década de 1870 com o máximo dos rigores.
O filme chega às salas de cinema no mês de Outubro.
in
C7nema, por Hélder Felizardo

domingo, abril 16, 2006

Inside Man 


Assalto em Alta Tensão
Infiltrado. Spike Lee surpreende num thriller intenso e pouco ao seu estilo, repleto de segredos e imprevisibilidades. Num assalto a um banco, Clive Owen, Denzel Washington e Jodie Foster confrontam-se em pólos diferentes, mas onde nada o que aparenta ser, é.

João Tomé - antevisão ao filme, já que ainda não o vi

Há filmes de assaltos a bancos de géneros diferentes e ambições distintas, desde a comédia ao drama. Na verdade, os assaltos a bancos fazem parte do cinema quase desde o seu inicio, mas tornou-se mais claro este uso, desde os westerns, onde os cowboys marginais assaltariam o banco e o xerife os tentaria prender – havia westerns onde o assaltante do banco era o herói. Um pouco para celebrar este tipo de filmes, o realizador Spike Lee, conhecido pelos seus filmes de índole racial – recentemente fez Ela Odeia-me e A Última Hora – traz agora um filme bem longe do que habituou o seu público nos últimos anos: um thriller policial com vários “twists”. À história de suspense intenso e em mudança constante que tem sido muito bem acolhida pela crítica e público norte-americanos, junta-se um elenco de luxo que tem a oportunidade de mostrar o seu talento e brilhar. O pano de fundo é a Nova Iorque e os três protagonistas têm tanto de carisma, como de teimosia.




Clive Owen é Dalton Russell, um criminoso bem preparado e inteligente que começa aquilo que ele afirma ser o assalto perfeito a um banco. Depois do assalto se transformar numa situação de reféns com a chegada da polícia, entra em cena o detective “duro” Keith Frazier (Denzel Washington) que irá negociar com o líder dos assaltantes, Russell, que aparenta sempre calma e conhecimento de tudo o que se passa. O trio fica completo com Jodie Foster, que interpreta uma consultadora política, Madeline White, que trabalha para o fundador do Conselho do Fundo de Manhattan. Ela aparece supostamente para ajudar, mas tenta manter seguro um segredo que reside no cofre. White irá intervir junto do detective Frazier e confundir o seu trabalho. Uma coisa é certa neste thriller intrigante, estes três personagens tentam manipular-se uns aos outros, fazendo com que nem tudo o que pareça, seja, de facto, a verdade, tanto para eles como para o espectador que assiste. A tensão, mistério e “twists” estão garantidos.


Realização: Spike Lee
Com: Denzel Washington, Clive Owen, Jodie Foster
Género: Crime/Thriller
Distribuição: Lusomundo
Classificação: M/12
EUA, 2006
129 min


Estreias da semana 

Estreias
12 de Abril 2006
Selvagem (estreia mundial)
13 de Abril 2006
Infiltrado
Date Movie
Golpe a Frio
Hostel

Premiere's 

Terror no leste europeu
Hostel. O principal ingrediente comercial deste filme é mesmo o projecto ser produzido por Quentin Tarantino. Depois vale mesmo pela história de terror e a realização do inexperiente em realização Eli Roth (estreou-se em 2002 com Cabin Fever). Aqui conta-se a história de dois estudantes universitários, Paxton e Josh que viajam de mochila às costas através da Europa curiosos por encontrar os locais elogiados pelo seu novo colega de viagem, Oli, um islandês. Atraídos por uma suposto paraíso para os viajantes na Eslováquia, acabam por se perder de amores pelas exóticas Natalya e Svetlana e vão ser envolvidos num lugar sinistro e doentio, de onde poderão não sair vivos

Realização: Eli Roth
Com: Jay Hernandez, Derek Richardson, Eythor Gudjonsson
Género: Terror
Distribuição: Columbia TriStar Warner
Classificação: M/18
EUA, 2005
95 min

Trivia
CAMEO (Quentin Tarantino): in heavy make up, including a scar and hair piece. During the scene where Natalya and Svetlana are without make up in the bar.




Selvagem
Se em Madagascar, da DreamWorks, um grupo de animais amigos foge do Zoo de Nova Iorque para procurar o amigo que fugiu para se encontrar com as suas origens, a nova animação da Disney é bem semelhante. É sobre um grupo de animais que foge do Zoo de Nova Iorque e enfrentam os perigos da cidade para resgatar um leão adolescente, enviado por engano para a selva. Semelhanças? Muitas, mas o filme promete peripécias e muita emoção de animais que se passeiam pela cidade. Acompanhamos agora um leão, uma girafa, uma anaconda, um coala e um esquilo nas suas aventuras urbanas.

Realização: Steve 'Spaz' Williams
Com vozes de: Kiefer Sutherland, Greg Cipes, Jim Belushi, Janeane Garofalo, Richard Kind, William Shatner,Eddie Izzard
Site Oficial: The Wild
Género: Animação/Aventura
Distribuição: Lusomundo
Classificação: M/6
EUA, 2006
94 min
http://disney.go.com/disneypictures/thewild/


Date Movie
Estreia hoje mais uma daquelas comédias cujo principal objectivo é fazer rir, seja com a utilização de brincadeiras com filmes passados, neste caso temos uma reconstituição da luta de sabres em Kill Bill, seja pela comédia física. Dos mesmos argumentistas de Scary Movie, assistimos agora à história da desesperada, romântica e muito gorda Júlia Jones (Alyson Hannigan, de American Pie) que, depois de fazer uma "plástica" ao corpo todo e de contratar um professor para a ensinar a beijar, encontra finalmente o homem dos seus sonhos, o muito “british” Grant Fockyerdoder (uma paródia aos filmes de Um Sogro do Pior), mas a barafunda chega para os que adoram romances e para aqueles que os detestam.

Realização: Aaron Seltzer
Com: Alyson Hannigan, Adam Campbell, Jennifer Coolidge
Site oficial: Date Movie
Género: Comédia
Distribuição: Castello Lopes
EUA, 2006
83 min




Golpe a Frio
O realizador Harold Ramis é fã de comédias, mas gosta de lhes dar ingredientes curiosos e pouco habituais. Foi ele o criador e protagonista da saga dos Caça Fantasmas, e realizou Uma Questão de Nervos. Agora traz-nos esta comédia com thriller à mistura sobre ladrões duros e gelo fino. Passado na véspera de Natal no Kansas, Charlie Arglist (John Cusack) é um advogado de negócios obscuros que, em conjunto com o seu antipático associado, duro Vic Cavanaugh (Billy Bob Thornton), consegue embolsar milhares de dólares do patrão da cidade Bill Guerrard (Randy Quaid). Agora com dinheiro, Charlie tenta fugir da cidade com a estonteante Renata (responsável pelo clube de strip-tease), mas uma tempestade de neve vai complicar tudo e colocá-lo sob suspeita. Entre a ganância, o álcool, a traição e ambição a comédia é negra mas divertida.


Realização: Harold Ramis
Com: John Cusack, Billy Bob Thornton, Connie Nielsen, Randy Quaid, Oliver Platt
Site Oficial: The Ice Harvest
Género: Thriller/Comédia
Distribuição: Vitória Filme
Classificação: M/12
EUA, 2005
88 min

sábado, abril 15, 2006

Bully it! 



Bully (2001), de Larry Clark (com Michael Pitt). Um amigo viu ontem e fiquei curioso pelo que está na lista de filmes, a ver.

sexta-feira, abril 14, 2006

Novo Mundo 


Cheiro no cinema!
"Como se não bastasse o cheiro das pipocas (nas salas em que se permita que haja quem as masque, claro), uma nova novidade olfactiva vai chegar aos cinemas… No Japão, algumas salas vão exibir o filme The New World, de Terence Mallick, com… cheiro! Na base das cadeiras da fila de trás haverá máquinas que vão lançar para a sala sete fragâncias ao longo da exibição do filme, nomeadamente um aroma floral nas cenas de amor, e por aí adiante… A ideia não é novidade no Japão, mas até aqui apenas para consumo caseiro, uma vez que em 2005 foi comercializada uma máquina de cheiros (a 750 euros) para usar para aromoterapia (pois é, inventam tudo), durante as horas de trabalho ou de leitura do horóscopo.Pois agora temos cheiro no cinema… O som foi boa ideia… A cor também, mas… cheiro? E logo num filme como o novo de Mallick! The New World não chega aos calcanhares de Thin Red Line, mas não é mau de todo… E com esta coisa do cheiro até começo a pensar que o rótulo “new age”, que uma voz amiga e esclarecia lhe aplicou, se calhar faz sentido…"
in Sound + Vision

Nathalie chega a Manhattan 



A libertina Emmanuelle Béart fez Nathalie (2003) mas em Nova Iorque só agora vão ver o filme por lá. Vi o seguinte artigo no NY Times sobre o filme:

French Star Power and Sex in Anne Fontaine's 'Nathalie'
Anne Fontaine's seductive film "Nathalie" is mostly about French star power and sex, so it's somewhat surprising that it is also subtle and intriguing. But then Fanny Ardant, Gérard Depardieu and Emmanuelle Béart make up the romantic triangle.
The plot is set in motion when Bernard (Mr. Depardieu) misses his surprise birthday party and Catherine (Ms. Ardant), his wife of 25 years, learns from a cellphone message that he was busy being unfaithful to her. No big deal, says Bernard, marital passion can't last forever. "One day it dies," he says with a shrug.

mais in NY Times

domingo, abril 09, 2006

Judas 

Dê lá por onde der, para mim, Judas Iscariotes terá sempre a figura deste actor que interpretou essa personagem no musical Jesus Christ Superstar (1973). Um filme a que comecei a dar mais valor depois de consumir repetidamente a fantástica banda sonora.

Novo evangelho reabilita figura de Judas Iscariotes


Donnie Darko - strange world have found us 



Na televisão dá: Donnie Darko!

Um grande filme. Parabéns à :2


De volta! 


Este blogue está de volta à actividade. Para já coloquei online Drafts que tinha feito ao longo do período de paragem, que foi desde dia 24 de Março. Não foi muito, na prática. Vai-me faltar tempo para actualizar tanto quanto queria nas próximas semanas. Vou começar a fazer um workshop que me irá ocupar o meu já pouco tempo.

Deixo de seguida o "mote" para o primeiro site e primeiro blogue criado para o MagaCINE, feito em conjunto com um amigo, Rui Pedro Vieira:


O cinema questiona-se, o cinema procura. E, por vezes, encontra. Fala-se em crise do cinema, mas a criatividade raras vezes se mostrou tão grande. Esta é uma homenagem à arte da imagem, do movimento, da fantasia e da consagração. ACÇÃO!!!

Confissões de uma Mente Perigosa 



Já tinha ouvido falar do filme Confessions of a Dangerous Mind (2002), já tinha visto uma pequena parte, mas nunca completo. Vi hoje, com surpresa, por ser um filme muito bom, cativante e com temas que me interessam. Já para não falar que está bem realizado, interpretado e a história é mesmo à Charlie Kaufman - deixa as personagens e o enredo respirarem, dando personagens complexas e temas intrigantes.
Política, espionagem, hippies, televisão, amor... (numa época de mudança nos EUA) fala com sentido e pormenor sobre tudo isto, pegando na história verídica de Chuck Berry, um produtor de televisão, que criou vários concursos que ainda hoje existem, que se tornou ainda agente da CIA (ao mesmo tempo) e procurou viver a vida ligado a uma mulher com quem não queria casar, nem ser propriamente fiel... dilemas, injustiças, sucessos e decisões. Mais um óptimo papel de Drew Barrymore, ao lado do extraordinário Sam Rockwell. George Clooney, tal como em Boa Noite, e Boa Sorte faz um papel secundário, mas eficaz. Ele é aqui o agente da CIA que recruta e mantém Chuck na agência.
Grande obra pouco reconhecida para o que mostra e significa.

Class: 4/5

Dick Clark: I wouldn't want to live his life because he hasn't been happy all of his life. All I think is if you can find work, stay healthy, find somebody to share it with, you're the ultimate success. He's had some of the pieces of the puzzle, but not all of them.


sexta-feira, abril 07, 2006

lisboetas 



Lisboetas, documentário sobre a imigração que estreia a 20 de Abril.
Muito bom!

Sinopse
Lisboetas é um documentário político sobre a vaga de imigração que nos últimos anos mudou Portugal.

Lisboetas é o retrato de um momento único em que o país e a cidade entraram num processo de transformação irreversível.

Lisboetas é um filme que rejeita o habitual tratamento jornalístico e aborda a experiência humana dos imigrantes da grande Lisboa de um ponto de vista cinematográfico.

Lisboetas é uma janela secreta sobre novas realidades: modos de vida, mercado de trabalho, direitos, cultos religiosos, identidades. É uma viagem a uma cidade desconhecida, a lugares onde nunca fomos e que estão aqui.

Lisboetas é um retrato por dentro. A palavra é dada aos recém chegados. ... “os estrangeiros aqui somos nós”.

Lisboetas não é um filme dogmático, mas é um filme incómodo e que deixa muitas questões em aberto - por que é difícil avaliar o quanto tudo mudou e ainda pode mudar.



lisboetas a caminho 

[Documentário fabuloso!! Já vi. 4/5]

Organizada pela comissão parlamentar de Direitos e Liberdades
Parlamento recebe sessão especial do filme "Lisboetas"
O filme "Lisboetas", um retrato documental dos novos imigrantes que habitam na capital, realizado por Sérgio Tréfaut, vai ser exibido no Parlamento na próxima terça-feira, numa sessão especial organizada pela comissão parlamentar de Direitos e Liberdades, anunciou hoje a distribuidora.
De acordo com a produtora Atalanta, no final do filme decorrerá um debate com a presença do realizador e de deputados sobre vários aspectos da temática da imigração que a obra aborda.No ano passado, "Lisboetas" obteve o Prémio de Melhor Filme Português no Festival IndieLisboa de cinema independente e já esteve presente em outros festivais em competição oficial, nomeadamente no Brasil e em Itália.

mais in Publico

site da Atalanta

segunda-feira, abril 03, 2006

Ice Age descongela Instinto Fatal 2 

[Ice Age 2 está repleto de pormenores engraçados e bem conseguidos vs. Instinto Fatal 2 está cheio de tentativas de repetições por argumentistas e realizador diferentes, contando apenas com a sedução de Sharon Stone]

Ice Age sequel tops US box office
Computer-animated sequel Ice Age: The Meltdown has topped the US box office chart, freezing out Sharon Stone's Basic Instinct 2: Risk Addiction.
The cartoon comedy, set in prehistoric times, took $70.5m (£41m) in its first weekend, according to studio estimates. In contrast, the Basic Instinct sequel opened in joint 10th place with US takings of just $3.2m (£1.8m). But it fared better internationally, earning $10.2m (£5.9m) in 29 markets according to Screen Daily.
Combined takings for the top 12 films in the USA and Canada were up 40% on the same weekend last year. Ice Age: The Meltdown - which will be released in the UK this Friday as Ice Age 2 - easily surpassed its predecessor's $46.3m (£26.8m) opening weekend in 2002.

mais in BBC

Cinema online cada vez mais legal 


Online movies given release boost
Film fans in the US will soon be able to download major movies on the same day the DVD of the films become available to buy in shops.
Online film services Movielink and CinemaNow will begin selling downloads such as Brokeback Mountain this week. Up until now, both services only offered digital movie downloads for a rental period only. The head of CinemaNow, Curt Mavis, described the move as "one giant step for digital distribution". Movielink and CinemaNow have both signed download-to-own deals with major Hollywood studios such as Universal Pictures, Warner Brothers and Twentieth Century Fox.

Piracy
"This is an endorsement that digital delivery of high value content has finally arrived," said Jim Ramo, head of MovieLink. Both Marvis and Ramo said they expected all major studios to sign deals with them soon if they had not done so already.
Both services will offer old titles alongside new movies. The downloads will be software protected so they can not be burned on to DVD discs and replayed on DVD players.
In the past, major Hollywood studios have been reluctant to offer new films for sale in this way because of piracy fears. A similar service was launched in the UK by the AOL website earlier this month and will be available from 10 April. In February, another UK website, Wippit, started offering permanent downloads - but only independent movies are currently available.

in BBC

Portugal animado na Caldas 

Cinema animado: First arranca nas Caldas da Rainha
A Escola Superior de Arte e Design (ESAD) das Caldas da Rainha criou o First. O primeiro encontro internacional de estudantes de artes e animação arranca esta segunda-feira, segundo a edição do Jornal de Notícias de hoje.
Com a parceria da Casa da Animação do Porto, a ESAD pretende divulgar as obras produzidas pelas escolas e tornar o festival anual. A inauguração oficial do certame acontece pelas 10:30, conduzida pelo director do Instituto de Cinema Audiovisual e Multimédia e continua até dia 9 de Abril.
Para lá dos trabalhos participantes, enviados, convidados ou em retrospectiva, pretende-se que o First seja também um espaço de aprendizagem através de workshops, de troca de informação em seminários e conferências, e de encontro de vários estudantes de diferentes culturas.
Ao todo, cerca de 300 autores concorreram ao festival, desde portugueses, indianos, sul-africanos, canadianos, ingleses, a franceses e espanhóis, e muitos deles são realizadores estreantes.

in DD

domingo, abril 02, 2006

Super Homem em Imax 

Super project for Imax
Man of Steel wields 3-D
"Superman Returns" will literally jump out at auds -- at least in Imax theaters.
Large-screen exhibexhib Imax and Warner Bros. announced Wednesday that roughly 20 minutes of "Superman" will be converted into Imax 3-D, with the pic becoming the first live-action feature to utilize Imax's conversion technology.
Bryan Singer, the film's director, is picking the three or four sequences to be converted, although producers aren't saying which they are. Singer also is designing a visual cue that will let auds know when to put on and take off their Imax 3-D glasses. Singer said the test scenes that have been converted "look, sound and feel absolutely amazing" and that the experience will "envelope audiences in this story, enabling them to feel the emotion, drama and suspense in a completely new and unique way."
At a time when studios are grappling with apathetic moviegoers, showing parts of "Superman" in 3-D will provide an experience that can't be replicated anywhere else, according to execs at Imax and Warners.

in Variety

Instinto Fatale 



Sharon Stone, a mulher fatal de volta
Instinto Fatal 2. Sem a novidade, sensualidade e criatividade do primeiro filme, a sequela do provocante e polémico Instinto Fatal (1992) usa os mesmo ingredientes – apesar de não ter o célebre cruzar de pernas –, passados agora para uma história intensa mas repetida e fraca, passada em Londres. Sharon Stone continua sexy e fatal.

João Tomé

Um cabelo louro e liso. Uma figura esbelta e voluptuosa. Pernas longas e esguias. Olhar enigmático, repleto de sensualidade e perigo. Sharon Stone era assim no filme de 1992, altura em que o carácter provocador e sexual de Instinto Fatal a lançou para a fama. Nunca houve na história do cinema um cruzar de pernas tão característico e famoso, como aquele com que ela atraiu o seu isco, o detective Nick Curran, na cidade de Nova Iorque. Catorze anos depois, Sharon Stone, 48 anos, está de volta ao papel da escritora sensual e psicopata, Catherine Tramell, mas agora na Europa, em Londres e a verdade é que continua com a mesma sensualidade. Mas foi um processo moroso e muito complicado para a ter no filme e para escolher protagonista masculino e realizador – começou em 2000.



Produção complicada
Se Sharon Stone, primeiro, quis um contrato especial, depois recusou o nome do ex-namorado de Júlia Roberts, Benjamin Pratt («por ser um mau actor»). Surgiram então nomes como Pierce Brosnan, Kurt Russell (que se recusou a fazer as cenas de nudez), Viggo Mortensen e Harrison Ford que acabaram por recusar o projecto. O escolhido foi então o inglês David Morrissey, experiente em séries e televisivas britânicas. Entre atrasos e escolhas difíceis, o nome do realizador acabou por se tornar também numa odisseia. David Cronenberg foi falado para o projecto, assim como o realizador do primeiro filme, Paul Verhoeven. No entanto, várias recusas fizeram a opção passar pelo escocês Michael Caton-Jones – realizador de Rob Roy e O Chacal.

Sem cruzar de pernas
A história começa com um acidente de carro peculiar em que Tramell, em circunstâncias sexuais - isso é coisa que não falta neste filme -, guia o carro de um famoso futebolista inglês – interpretado mesmo por um polémico jogador inglês, Stan Collymore – para o rio Tamisa, enquanto este a satisfazia manualmente.
Ela consegue fugir, ele não. Acusada da morte do futebolista, Catherine Tramell, famosa escritora americana que retrata nos livros crimes macabros, vai ser avaliada pelo psiquiatra londrino Michael Glass (Morrissey). A química entre os dois é imediata, com Tramell a entrar no jogo de sedução. Tramell safa-se da acusação, mas procura Glass para consultas, onde supostamente procura perceber o seu gosto pelo risco. Tramell começa a envolver-se com os amigos de Glass e depressa começa o jogo de mentira e erotismo. A construção da história é muito parecida com a do primeiro filme, só que pior, assim como os protagonistas. Esta sequela tão esperada e que tenta expor o lado negro da natureza humana vale mesmo pela interpretação e sensualidade de Sharon Stone que continua convincente, provocante e misteriosa.

Class: 2/5
Realização: Michael Caton-Jones
Com: Sharon Stone, David Morrissey, Charlotte Rampling, David Thewlis
Site Oficial:
Basic Instinct 2
Género: Policial
Distribuição: LNK
Classificação: M/16
EUA, 2006
115 min
----

Sharon Stone continua em boa forma física. O resto é para ver nas fotos.

Sharon Stone Returns in 'Basic Instinct 2,' an Older Femme but as Fatale as Ever
IT should come as no surprise that "Basic Instinct 2," the long-gestating follow-up to Paul Verhoeven's 1992 blip on the zeitgeist screen, is a disaster of the highest or perhaps lowest order. It is also no surprise that this joyless calculation, which was directed by Michael Caton-Jones and possesses neither the first film's sleek wit nor its madness, is such a prime object lesson in the degradation that can face Hollywood actresses, especially those over 40. Acting always involves a degree of self-abasement, but just watching trash like this is degrading.

Ficha IMDb
Fotos do filme - Cineempire
OutNow! Image Gallery
Moviereporter - Image Gallery
EcranLarge.com - Photo Gallery








sábado, abril 01, 2006

O que se vê por cá mais... 

Encontram-se curiosidades interessante numa lista como esta. Podemos ver que tipo de filmes a maior parte dos portugueses que vão ao cinema gostam. Underworld, uma acção fraca, e Primer, um comédia de qualidade com um elenco interessante. Depois temos o fraquinho Bandidas, que junta duas actrizes interessantes. Depois vem os reflexos dos Óscares. Brokeback Mountain, é um exemplo disso mesmo, mas Capote e Syriana também - se bem que este último surpreende-me um pouco, pela positiva! Depois vem o habitual thriller/terror, de Frágeis, e a comédia "mais do mesmo" Agente Disfarçado. Aeon Flux é muito mau enquanto filme, mas os ingredientes de ficção científica, acção, aventura e a bela Charlize Theron (assim como as imagens espectaculares que o filme proporciona no cartaz e trailer) são sempre chamarizes habituais. Munique é o Spielberg da praxe também na sequência dos Óscares.


Bilheteira portuguesa:
9 a 15 de março
1- Underworld 2
2- Primer
3- Bandidas
4- O Segredo de Brokeback Mountain
5- Capote
6- Syriana
7- Frágeis
8- Agente Disfarçado 2
9- Aeon Flux
10- Munique
fonte: ICAM

charlize dourada 


Charlize Theron fotografada para os Oscares, para a capa do New York Times.

mais e melhor cinema...? 


[Investir na criatividade portuguesa... no cinema... esperemos!!]

Cinema/Audiovisual: PT contribui com 25 M€ em cinco anos
A PT Multimédia (PTM) contribui com 25 milhões de euros para a criação do fundo de apoio ao cinema e audiovisual, valor que disponibilizará faseado em cinco anos, no âmbito de um contrato celebrado esta sexta-feira com o Ministério da Cultura.
O acordo foi assinado no Palácio da Ajuda, em Lisboa, pela ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, e pelos administradores da PT Multimédia Zeinal Bava e Luís Miguel de Melo.
O contrato estabelece as condições de realização do investimento em termos plurianuais pela PTM no fundo de fomento e desenvolvimento das artes cinematográficas e do audiovisual, cuja criação foi anunciada pelo Ministério da Cultura no final do ano passado.
A criação do fundo, que terá um orçamento de 25 milhões de euros, é uma das principais inovações constantes na proposta de Decreto Regulamentar e no Decreto-lei de Implementação da Lei de Arte Cinematográfica e Audiovisual.
Hoje, na assinatura do contrato, a ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima sublinhou que o fundo, «que vem corresponder às expectativas de apoio por parte do sector, é um novo caminho que se abre, cheio de potencialidades e desafios».
A governante considera que este instrumento financeiro permitirá a diversificação do apoio ao cinema e ao audiovisual e procurará resolver os problemas de sub-financiamento do sector.
A existência do fundo «permitirá que o Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM) concentre energias e meios no apoio à criação cinematográfica mais inovadora e de cariz artístico, bem como no apoio a jovens autores, curtas-metragens e documentários cinematográficos», disse. Por seu lado, o fundo «terá uma maior preocupação com efeitos estruturantes, a prazo, no próprio tecido empresarial do sector e contribuirá para o desenvolvimento do mercado, de modo a reforçar a quota das obras nacionais ou equiparadas», explicou a ministra.

mais in DD

This page is powered by Blogger. Isn't yours?