<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, março 03, 2006

Outras estreias 


Coisa (pouco) Ruim
Coisa Ruim. A provar que os filmes portugueses podem ser audazes, com uma realização intensa e genuinamente portugueses na temática, aí está Coisa Ruim. Um thriller português com valor e intensidade que, embora não assuste tanto como os melhores filmes mundiais do género, vale a pena pela originalidade e a adequação aos preconceitos e mitos que ainda existem em Portugal. A história é simples e típica nos habituais filmes de terror norte-americanos – como por exemplo no filme, A Chave –, já nos filmes portugueses é uma raridade curiosa.
Uma família citadina parte da sua vida urbana para uma vivenda grande no campo, numa pequena aldeia do interior do continente. O pai, Xavier, recebe-a como herança, onde espera mudar para um estilo de vida mais calmo, ao ir viver nela. O povo da aldeia, como na maior parte das aldeias portuguesas, é extremamente supersticioso e acredita que a casa está amaldiçoada – algo que a família de Xavier nem imagina. E, a partir de fenómenos estranhos, desencadeia-se na família uma aflição repleta de sustos, e medos intensos.
O argumento interessante e que funciona num crescendo intenso é de Rodrigo Guedes de Carvalho, que viu na realização dos estreantes em longas-metragens, Tiago Guedes e Frederico Serra, bons executantes na missão “abrir os olhos ao medo”. A parceria entre o conhecido pivot da SIC e os jovens realizadores é promissora e faz crescer a expectativa em relação a futuros projectos.
As interpretações são muito boas, mas para além dos já conhecidos Adriano Luz, Manuela Couto, Sara Carinhas, Afonso Pimentel… é surpreendente verificar a força dos preconceitos e do conservadorismo dos habitantes da aldeia. Típicas pessoas do campo, que retratam com mestria e verosimilhança as mitologias e a crença religiosa obcecada que existe ainda em tantas aldeias portuguesas – uma realidade pouco abordada nos dias de hoje.
Coisa Ruim tem ainda o privilégio de ser o primeiro filme português a abrir a competição internacional do Fantasporto, dia 24 de Fevereiro.



Realização: Tiago Guedes e Frederico Serra
Com: Adriano Luz, Manuela Couto, Sara Carinhas, Afonso Pimentel, João Santos, José Pinto, João Pedro Vaz, Gonçalo Waddington, Miguel Borges, Maria d’Aires
Site oficial: www.coisaruim.com
Género: Terror/Mistério
Distribuição: Atalanta Filmes
Portugal, 2005
100 min

----



North Country - Terra Fria
Este é mais um filme que marcará presença nos Óscares do próximo domingo, embora com menos impacto do que Boa Noite, e Boa Sorte. Charlize Theron volta a ser nomeada, depois de ter vencido o Óscar de melhor actriz, por Monstro. A actriz sul-africana aparece em mais uma história forte, baseada em factos verídicos, sobre o regresso duro a casa, da jovem Josey Aimes. Após um casamento falhado, Aimes necessita de um emprego que pague bem e, para isso, retorna à cidade natal no Minnesota. Com dois filhos a seu cargo e sozinha, o único emprego possível são as minas de ferro. Esta indústria dominada por homens, onde existem poucas mudanças, é o sustento daquela comunidade há várias gerações. Josey, uma mulher simples mas determinada, está preparada para o trabalho duro e até perigoso, mas lidar com a perseguição e maus tratos que ela e as outras mulheres recebem dos seus colegas homens é um desafio demasiado cruel. Baseado na história real do primeiro caso de assédio sexual nos Estados Unidos que venceu nos tribunais, a luta de Josey é cheia de obstáculos, mas marcou uma época e abriu caminho para uma legislação mais forte e atenta a este problema. Destaque ainda para o bom elenco que marca o filme.


De: Niki Caro
Com: Charlize Theron, Frances McDormand, Sean Bean, Woody Harrelson
Origem: EUA, 2005
126 minutos
northcountrymovie.warnerbros.com


---

Doce Tortura (A Bittersweet Life)
Os filmes coreanos não têm a mesma reputação dos norte--americanos, mas mostram cada vez mais qualidade e interesse. Assistimos a uma história de vingança repleta de armas e artes marciais, e com uma história intensa: o braço direito de um chefe da máfia vê a sua vida tornar-se um inferno quando decide vingar-se do patrão que o tentou assassinar.

Realização: Ji-woon Kim (A Tale of Two Sisters)
Com: Byung-hun Lee, Min-a Shin
Género: Acção/Drama
Site Oficial: www.bitter-sweet.co.kr
Coreia do Sul/EUA



---

Estreias 2 de Março 2006
North Country - Terra Fria

Boa Noite e Boa Sorte

Coisa Ruim

Agente Disfarçado 2

Doce Tortura

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?