<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, março 03, 2006

Oscar, Oscar... 


E o Óscar vai para . . .
Por João Tomé - versão aumentada da que apareceu no jornal Destak

Óscares 2006. Na madrugada de domingo para segunda milhões de espectadores em 150 países irão assistir em directo a mais uma noite de glamour, festa e prémios do cinema. Serão 24 as categorias de Óscar e 60, as estatuetas a serem entregues na chamada “noite dos sonhos”. As decisões já estão tomadas. Foi na passada terça-feira, dia de Carnaval, que os quase seis mil membros da Academia tiveram de enviar os seus votos. Só dois auditores da empresa Pricewaterhouse sabem o que eles contêm, mas apenas em cima do palco do Kodak Center, em Los Angeles, todos irão conhecer os vencedores. Depois da habitual passagem, lenta, pelo tapete vermelho, onde as estrelas mostram os seus vestidos e jóias de estilistas conceituados, o humorista Jon Stewart é o anfitrião a longa noite dos Óscares. Apesar de ainda não ter visto os principais filmes, esperam-se piadas sobre eles e várias políticas, ou não fosse ele o apresentador do provocante The Daily Show.

Brokeback favorito
A liderar os favoritos a vencer o Óscar de Melhor Filme, a categoria que costuma ter mais suspense, está o romance tocante sobre dois cowboys do Wyoming que partilham o segredo da homossexualidade: O Segredo de Brokeback Mountain. Segundo todos os especialistas, será o filme de Ang Lee o mais distinguido na madrugada de domingo. Já o filme que deverá dar o Óscar de melhor actor a Philip Seymour Hoffman, Capote, sobre o escritor norte-americano da voz estridente, Truman Capote, deve ter poucas chances. Os maiores adversários do filme de Ang Lee poderão mesmo ser, Munique, de Spielberg, e Boa Noite, e Boa Sorte, de George Clooney. O filme de Stephen Spielberg, sobre a luta Palestina/Israel, após o ataque das Olímpiadas de Berlim, tem a força de ser baseado em factos verídicos e ser importante a nível histórico, assim como Boa Noite, e Boa Sorte, sobre a luta do jornalista Ed Murrow, contra a “caça” aos comunistas do senador McCarthy. Já o filme de Paul Haggis, Crash, sobre as diferenças étnicas em Los Angeles, é cotado como um dos menos prováveis de vencer.

Actores
Se Seymour Hoffman é o favorito, por Capote, Heath Ledger (por Brokeback Mountain), Joaquin Phoenix (por Walk the Line) e David Strathairn (por Boa Noite, e Boa Sorte) são os seus grandes concorrentes. Qualquer um deles tem bons argumentos para subir ao palco como vencedor, cada um por interpretações e motivos diferentes. Nas actrizes, a bela Reese Witherspoon, que foi June Carter em Walk the Line, sobre o cantor Johnny Cash é a favorita. No entanto, tem concorrência de peso, já que Felicity Huffman fez um transexual convincente em Transamerica, Judy Dench, Charlize Theron e Keira Knightley também foram marcantes. Razões de sobra para passar a madrugada acordado a ver a cerimónia “dos sonhos”.

ver aqui lista dos nomeados


--
Curiosidades
PRIMEIRAVEZ PARA GEORGE CLOONEY
Esta é a primeira presença de George Clooney nos Óscares, seja como convidado, seja como nomeado. Mesmo assim, à primeira, o actor foi nomeado como Melhor Realizador e Argumentista, por Boa Noite, e Boa Sorte, e como Melhor Actor Secundário, por Syriana.

CENÁRIO CLÁSSICO
O cenário da cerimónia deste ano é inspirado nos anos dourados do cinema.Oprojecto foi apresentado em Los Angeles por Roy Christopher, responsável pelo cenário da festa desde 1979. No centro do palco irá estar uma fachada de cinema estilizada.

Lista das celebridades que entregam Óscares
Hilary Swank, Jamie Foxx, Morgan Freeman, Jessica Alba, Owen Wilson, Luke Wilson, Jennifer Aniston, Tom Hanks, Sandra Bullock, Keanu Reeves, Will Ferrell, Queen Latifah, Clint Eastwood, Terrence Howard, Meryl Streep, Will Smith, Steve Carrell, Nicole Kidman, Chris "Ludacris" Bridges, Uma Thurman, Charlize Theron, Naomi Watts e Lily Tomlin.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?