<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Thriller à portuguesa 

Coisa Ruim
Estreia dia 2 de Março

A provar que os filmes portugueses podem ser audazes, com uma realização intensa e genuinamente portugueses na temática, aí está Coisa Ruim. Um thriller português com valor e intensidade que, embora não assuste tanto como os melhores filmes mundiais do género, vale a pena pela originalidade e a adequação aos preconceitos e mitos que ainda existem em Portugal. A história é simples e típica nos habituais filmes de terror norte-americanos – como por exemplo no filme, A Chave –, já nos filmes portugueses é uma raridade curiosa.
Uma família citadina parte da sua vida urbana para uma vivenda grande no campo, numa pequena aldeia do interior do continente. O pai, Xavier, recebe como herança, uma casa para onde espera mudar para um estilo de vida mais calmo, ao ir viver nela. O povo da aldeia, como na maior parte das aldeias portuguesas, é extremamente supersticioso e acredita que a casa está amaldiçoada – algo que a família de Xavier nem imagina. E, a partir de fenómenos estranhos, desencadeia-se na família uma aflição repleta de sustos, e medos intensos.
O argumento interessante e que funciona num crescendo intenso é de Rodrigo Guedes de Carvalho, que viu na realização dos estreantes em longas-metragens, Tiago Guedes e Frederico Serra, bons executantes na missão “abrir os olhos ao medo”. A parceria entre o conhecido pivot da SIC e os jovens realizadores é promissora e faz crescer a expectativa em relação a futuros projectos.
As interpretações são muito boas, mas para além dos já conhecidos Adriano Luz, Manuela Couto, Sara Carinhas, Afonso Pimentel… é surpreendente verificar a força dos preconceitos e do conservadorismo dos habitantes da aldeia. Típicas pessoas do campo, que retratam com mestria e verosimilhança as mitologias e a crença religiosa obcecada que existe ainda em tantas aldeias portuguesas – uma realidade pouco abordada nos dias de hoje.



Coisa Ruim tem ainda o privilégio de ser o primeiro filme português a abrir a competição internacional do Fantasporto, dia 24 de Fevereiro.



Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?