<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Museu da Imagem em Movimento será instalado em antigo quartel de Leiria
O mimo - Museu da Imagem em Movimento, em Leiria, que tem funcionado no Teatro José Lúcio da Silva, vai ser em breve transferido para as antigas instalações do Regimento de Artilharia de Leiria 4, nas proximidades do castelo.
Segundo anunciou hoje a Câmara Municipal de Leiria, esta mudança, englobada no Programa Polis, visa dotar o museu de "condições ideais para desempenhar a sua função como depósito de uma história viva, que se continua e interpreta, através de imagens, do seu movimento e transformação".
A opção de localização na cerca do Castelo de Leiria "decorre do contributo para uma necessária reabilitação do Centro Histórico de Leiria e, por outro lado, do necessário redimensionamento e reorganização deste importante e singular núcleo museológico", acrescenta a autarquia.
Assim, o mimo, que integra a Rede Portuguesa de Museus, passará a áreas de acesso ao público, de exposição, de gestão, de actividades culturais e pedagógicas, gabinetes de conservação e restauro, uma área de estudo e investigação e serviços de manutenção técnica.
O Museu da Imagem em Movimento foi inaugurado em 1996, no âmbito das comemorações dos 100 anos do cinema, constituindo um dos poucos espólios fotográficos e cinematográficos do país.
Dedicado à história da imagem fotográfica e em movimento, o museu constitui uma referência quanto à "recuperação da memória que, ao longo dos tempos, se foi plasmando nas mais diversas técnicas de impressão visual quer pela componente pedagógica que desenvolve através do espaço Oficina do Olhar, onde se ministram conceitos físicos fundamentais, recorrendo-se, para tal, a brinquedos ópticos", considera a Câmara Municipal de Leiria.

in Lusa

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?