<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, dezembro 12, 2005

Sequências e consequências 

State and Main. A televisão tem a capacidade nos surpreender com os filme que passa. Cativa o espectador e acredito que consiga audiências q.b.. É pena apostar-se tão pouco na televisão portuguesa nos filmes, no bom cinema - especialmente a horas decentes. A SIC Mulher tem tido o bom gosto e a audácia de passar bons filme a horas que não são descabidas. Caso disso é State and Main, que passou este sábado.

Cinismo da indústria do cinema vs. Meio rural
Os Estados Unidos são um país muito diversificado onde existem meios tão distintos quanto intensos. O mundo do cinema é visto, na indústria de Hollywood, como um negócio com muitos tubarões e onde o importante é conseguir o produto final, a qualquer custo se for caso disso. O mundo rural, red neck, pacóvio, é altamente discrimitório no que diz respeito aos estranhos, a não ser quando vêm proveito nisso. Mas quando se sentem enganados juntam-se todos e são lutadores como poucos. State and Main junta pitadas destes domínios. Desde o actor obcecado por sexo, mesmo com raparigas que ainda não têm 21 anos, até aos produtores em stress e que têm de estar em todo o lado, que são cinicos com as autoridades da terra.

Sequências e consequências
A história não é muito simples, mas é bem conseguida. Uma equipa de filmagem vai para uma cidade pacata e pacóvio norte-americana onde espera rodar um filme num certo deadline. Instalam-se na pequena cidade, mudando os hábitos da zona. Com eles vai um escritor Joseph Turner White (Philip Seymour Hoffman) que escreveu o seu primeiro argumento para cinema, mas depressa vai ter de o alterar por completo por contingências - falta de dinheiro e de condições na vila. Por lá conhece uma local muito interessante que o vai ajudar com os seus problemas pessoas e de guião. No entretanto, o filme passa de uma situação em que é bem visto pelo presidente da Câmara e municipes, para o contrário. Entre muitas peripécias e alguns significados curiosos, podemos ver estes dois domínios tão norte-americanos (indústria do cinema e provincianismo) colidirem e unirem-se: por amor e corrupção.
É um excelente retrato da forma como as coisas se processam num filme, e ainda por cima um filme com uma história curiosa e agradável. Destaque ainda para a boa realização de David Mamet. Um bom argumentista e que já realizou e escreveu filme como o intenso Spartan, com Val Kilmer; e escreveu Hannibal.

The Old Mill, according to White, is about one man's "quest for purity." It's basically a bunch of hooey to the townspeople.

Classificação: 3,5/5

State And Main
De: David Mamet
Com: Philip Seymour Hoffman, Alec Baldwin, Sarah Jessica Parker, Julia Stiles, William H. Macy
Em Vermont, uma equipa de filmagens enfrenta vários problemas, como as alterações ao argumento, as manias dos actores e as divergências com a população local.

Ano: 2000.

Site sobre o filme

Site oficial do filme


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?