<$BlogRSDURL$>

domingo, dezembro 11, 2005

Pryor 


Adeus Richard Pryor
Óbito. «A comédia é fantástica! Não deixem ninguém vos dizer o contrário, e não há regras no stand-up comedy, que é o que mais gosto de fazer. Podes dizer o que quiseres, o que te passar pela cabeça, desde que tenha piada, senão mais vale saíres do palco». Esta é uma das frases de Richard Pryor que melhor o define, na sua paixão pela comédia.
Pryor foi dos stand-up comedians norte-americanos mais polémicos e originais de sempre e, aos 65 anos de idade, depois de 20 anos com esclerose múltipla, morreu ontem de madrugada de ataque cardíaco na California. O seu estilo audaz e, por vezes, considerado obsceno tornou-o num dos actores mais bem pagos de Hollywood nos anos 70 e 80, influenciando artistas como Eddie Murphy, Arsenio Hall e Damon Wayans, bem como Robin Williams, David Letterman, entre outros.
O seu material cómico ia da infância pobre em Peoria, Illinois, à vida moderna e relações raciais. Embora tenha vivido da comédia, a sua vida não foi propriamente fácil. Teve sete esposas – em 2001 voltou a casar com a sua quarta esposa, Jennifer Lee –, há quase vinte anos que vivia numa cadeira de rodas depois de lhe ser diagnosticada esclerose múltipla, e os seus problemas com a droga e a bebida levaram-no à auto-destruição que culminou com uma tentativa de suicídio.
Stir Crazy, Silver Streak, Richard Pryor Live on the Sunset Strip ou Superman III foram apenas alguns dos filmes mais conhecidos em que participou. «Ele não sofreu, morreu depressa e no final ainda mostrou um sorriso», disse ontem a sua esposa, Jenniffer Lee.

JOÃO TOMÉ

Site Pryor



Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?