<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, outubro 28, 2005

Oscares 

58 candidaturas ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro
Um número recorde de 58 países estão na corrida para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. Encerradas as candidaturas, a Academia de Hollywood revelou que há três países que se apresentam pela primeira vez Iraque, Ilhas Fiji e Costa Rica. Noite Escura, de João Canijo, é o candidato português.

O Iraque inscreveu Requiem of Snow, do realizador curdo Jamil Rostami, um drama sobre o problema da seca; Fiji apresenta The Land Has Eyes, de Vilsoni Hereniko, que tem como protagonista um marginal numa sociedade muito tradicional; e a Costa Rica concorre com Caribe, de Esteban Ramirez, sobre a ameaça de uma exploração petrolífera num paraíso tropical.
Entre os concorrentes encontra-se o filme que venceu o último Festival de Cannes L'Enfant, da dupla belga Jean-Pierre e Luc Dardenne. O filme conta a história de um jovem delinquente que, confrontado com a paternidade, começa a reconsiderar o seu modo de vida. A França apresenta Joyeux Noël, de Christian Carion, um drama passado na I Guerra Mundial. A escolha causou imensa polémica, pois toda a gente esperava que o escolhido fosseo documentário A Marcha dos Pinguins que, depois de triunfar "em casa", se transformou também no filme francês com maior sucesso nos EUA.

Os filmes são de todos os continentes, mas apenas um vem de África Tsotoi, do realizador Gavin Hood, é o representante da África so Sul. Israel e a Palestina também estão na corrida este ano.
A Academia irá agora escolher os cinco nomeados ao Óscar da categoria, que serão revelados a 31 de Janeiro de 2006. Os Óscares serão atribuídos a 5 de Março, em Hollywood. No ano passado, o vencedor foi o filme espanhol Mar Adentro, de Alejandro Amenábar, com Javier Bardem.

in DN

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?