<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, outubro 05, 2005

Filmes portugueses no estrangeiro 

"A Costa dos Murmúrios" no Festival de Vancouver
Filme de Margarida Cardoso retrata o drama da guerra colonial
O filme português "A Costa dos Murmúrios" está em competição no 24º Festival Internacional de Filmes de Vancouver, no Canadá, na secção "Cinema of Our Time" (Cinema do Nosso Tempo), que decorre até 14 de Outubro.

O filme é a primeira longa-metragem de ficção de Margarida Cardoso, realizadora que se afirmou na produção de documentários. É uma adaptação para cinema da obra "A Costa dos Murmúrios" da romancista Lídia Jorge e conta com as participações dos actores Beatriz Batarda, Filipe Duarte, Adriano Luz e Mónica Calle. Para a realização d’ "A Costa dos Murmúrios", Margarida Cardoso regressou a Moçambique, ao tempo e lugar da sua infância. A ficção decorre nos derradeiros anos de uma guerra colonial, longa e desastrosa, que enfraqueceu Portugal, obstinado em salvar um império que a época assegurava já impossível. Tal como o livro, o filme revisita um momento conturbado da História de Portugal. Porém, a ficção opta por um ponto de vista íntimo e original, capaz de resgatar para o presente a dimensão universal desse período histórico. A história é narrada por uma jovem mulher que chega a África para casar com um militar. No final dos anos 60, Evita chega a Moçambique para casar com Luís, um estudante de matemática que ali cumpre o serviço militar. Evita rapidamente se apercebe que Luís já não é o mesmo e que, perturbado pela guerra, se transformou num triste imitador do seu capitão, Forza Leal. Perdida num mundo que não é o seu, Evita apercebe-se da violência de um tempo colonial à beira do fim. Cometários da escritora e da realizadora A escritora do romance admira o trabalho de Margarida Cardoso e afirma, “a Margarida fez um filme comovente. Nos dias que passam, em que o olhar está desgastado com o vermelho do sangue que escorre nos écrans, ela poupa-nos à exibição da brutalidade, optando por transferir os efeitos da violência para o domínio do psicológico e da intimidade das personagens. E isso sucede porque ela sabe que, mesmo num conflito em campo aberto, o mais importante sempre se passa a nível do coração”. Margarida Cardoso decidiu adaptar “A Costa dos Murmúrios” para cinema para imortalizar "todos os que sofreram com o absurdo que foi o colonialismo. Este "absurdo" marcou muitas pessoas da minha idade e fez com que muitos de nós ficássemos para sempre sem pertencer realmente a lugar nenhum"."Acho que foi esta necessidade de procura, que já está presente nos meus documentários anteriores, que me fez adaptar "A Costa dos Murmúrios". Percebi que aquilo que queria procurar estava ali, naquele tempo e naquele lugar", esclarece a realizadora.
in Lusa

(Boundary Road, separates  Burnaby from Vancouver.)
Vancouver (na extremidade sudoeste do Canadá, com vista para o Pacífico e para a Ilha de Vancouver) - que é a cidade com melhor qualidade de vida no mundo. www.see-vancouver.com


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?