<$BlogRSDURL$>

terça-feira, outubro 04, 2005

Escuridão portuguesa nos Óscares 

«Noite Escura», de João Canijo, proposto para os Óscares
O filme «Noite Escura», de João Canijo, foi o escolhido por Portugal como candidato às nomeações para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, revelou sexta-feira o Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM).
«Noite Escura», estreado em Outubro de 2004 nas salas portuguesas e produzido pela Madragoa Filmes, foi escolhido por unanimidade por uma comissão nomeada pelo ICAM.
O filme será submetido à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas norte-americana, que decidirá quais os filmes nomeados ao Óscar de «Melhor Filme Estrangeiro» e a todas as outras categorias destes prémios de cinema.
O filme de João Canijo foi escolhido entre dez das 11 longas-metragens que estrearam nas salas de cinema em Portugal entre 1 de Outubro de 2004 e sexta-feira, 30 de Setembro.
De fora das escolhas do júri ficou o filme «Um Rio», de José Carlos Oliveira, estreado dia 15 de Setembro, por opção do próprio realizador.
A comissão escolheu unanimemente «Noite Escura» por cumprir o objectivo da candidatura de «melhor representar o cinema português», refere o ICAM em comunicado.
A comissão que escolheu «Noite Escura» foi composta pelo produtor e realizador Luís Galvão Teles, pelo director da revista de cinema Première, José Vieira Mendes, e pela actriz Suzana Borges. «Noite Escura» aborda o submundo das casas de alterne em Portugal do ponto de vista de uma família do interior do país em que pai, mãe e duas filhas gerem um negócio de prostituição e tráfico. Do elenco fazem parte Beatriz Batarda, Rita Blanco, Fernando Luis, Cleia Almeida e Dmitry Bogomolov.
in Lusa

www.madragoafilmes.pt/noiteescura

Comments:
Olá!
Só para dizer que coloquei um link para o teu blog no Matiné
Um Abraço
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?