<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, outubro 06, 2005

6.ª Festa do Cinema Francês 



Diversidade da francofonia
Cinema. Quatro cidades portuguesas acolhem o evento que começa hoje, já vai na sexta edição e conta com um cartaz de 32 filmes diversos e apelativos. O cinema francês tem bons artistas, está vivo e recomenda-se.

Gérard Depardieu, Audrey Tautou, Kristin Scott Thomas, Sophie Marceau, Isabelle Huppert, Jean Reno, Catherine Deneuve e a bela Emmanuelle Béart. Estes são apenas alguns dos nomes dos protagonistas que integram os 32 filmes presentes na Festa do Cinema Francês, iniciativa promovida pelo Instituto Franco-Português.

O evento que começou em 2000, vai ter algumas antestreias, como é o caso do segundo documentário mais bem sucedido nos Estados Unidos, A Marcha do Pinguins; Arsène Lupin, sobre a vida de um famoso ladrão parisiense, contando com a americana Kristin Scott Thomas e a jovem e bela francesa Eva Green. Filmes como Joyeux Nöel (candidato francês ao Óscar de melhor filme estrangeiro), Les Poupées Russes (com Audrey Tautou - a sequela do aclamado "A Residência Espanhola") ou Gabrielle (com Isabelle Huppert) são também boas apostas nesta mostra que será distribuída por Lisboa, Porto, Coimbra e Faro.

Apesar de não haver nenhum filme de animação, como sucedeu o ano passado, há muita variedade e diferentes géneros de filme, todos eles recentes, que pretendem mostrar o que de melhor o cinema francês tem feito. Este ano o canal A Dois e a Cinemateca – com um ciclo dedicado à actriz Fanny Ardant – juntam-se à iniciativa que irá também homenagear a Escola Superior de Teatro e Cinema e trazer a Portugal Fanny Ardant, entre outros realizadores e actores. É cinema à espera de ser descoberto.

Tomar nota
Exibição em Lisboa de 6 a 16 de Outubro (auditório do Instituto Franco-Português e o Fórum Lisboa); no Porto de 13 a 16 de Outubro; em Coimbra, de 17 a 20; em Faro entre 1 e 3 de Novembro.

Hoje: A Festa começa em Lisboa com o filme Le Couperet (de Costa Gavras, que deverá estar presente).

Programa completo em:
www.festadocinemafrances.com

----------------
O MagaCINE aconselha:
“La Marche de l’Empereur” - A Marcha dos Pinguins
Realização: Luc Jacquet
Com as vozes de: Romane Borhinger, Charles Berling, Jules Sitruk
Versão inglesa e portuguesa com legendas: Morgan Freeman

A história dos pinguins imperadores e do seu ciclo de reprodução é única no mundo, misturando amor, drama, coragem e aventura no coração do Antárctico, a região mais isolada e inóspita do mundo.Um argumento oferecido pela natureza, que se perpetua há milhares de anos e só foi descoberto pelos homens no início do século XX…« La marche de l'empereur » conta essa história extraordinária...


“Les Poupées Russes”
Realização: Cédric Klapisch
Com: Romain Duris, Audrey Tautou, Cécile de France, Kelly Reilly, Kevin Bishop, Evguenya Obraztsova

Xavier tem trinta anos. Cinco anos depois de “A Residência Espanhola”, concretizou o seu sonho de infância: ser escritor… ou quase. Ora jornalista, ora colaborador anónimo de escritores célebres, autor de historietas xaroposas ou argumentista de telenovelas, vai acumulando os biscates. Como se não bastasse, a sua vida sentimental está um caos. Obrigado a ir trabalhar para Londres e, depois, para São Petersburgo, será que nas suas viagens irá conseguir conciliar trabalho, amor e escrita?


“Anthony Zimmer”
Realização: Jérôme Salle
Elenco: Sophie Marceau, Yvan Attal, Sami Frey, Gilles Lellouche, Daniel Olbrychski, Samir Guesmi, Dimitri Rataud.

Criminoso da alta finança, Anthony Zimmer é procurado por todas as Polícias do mundo. Ninguém conhece o seu rosto, mas, na corrida que opõe os que o querem apanhar, Akerman, um polícia de excepção, detém uma informação que os outros desconhecem: ele sabe que Zimmer correrá todos os riscos para voltar a ver Chiara.
Esta encontra-se com o malfeitor, que lhe entrega uma mensagem escrita. Para escapar aos que o acossam, Zimmer pede-lhe que meta conversa com um desconhecido, para que pensem que é ele aquele que todos procuram. Chiara escolhe François, um homem banal que, fascinado pela jovem mulher, rapidamente mergulha num pesadelo.
Entre manipulações e falsas aparências, todos perceberão que são apenas peças num jogo de xadrez, que se joga enquanto se aguarda a chegada do mestre...

“Arsène Lupin”
Realização: Jean-Paul Salomé
Com: Romain Duris, Kristin Scott Thomas, Marie Bunel, Pascal Gréggory, Eva Green, Robin Renucci

Arsène Lupin é um ladrão despreocupado, que vai despojando a aristocracia parisiense graças ao seu charme irresistível. O seu encontro com uma sedutora aventureira, a condessa de Cagliostro, vai transformar o carteirista principiante num ladrão de altos voos. Na pista do tesouro perdido dos reis de França, cobiçado por uma obscura confraria monarquista, o jovem virtuoso multiplica os golpes aparatosos: assalto a um comboio lançado a toda a velocidade, perseguição nas catacumbas de Paris... Mas a sua paixão cega pela venenosa condessa vai perturbar a sua demanda...

Douches Froides
Realização: Antony Cordier
Com: Johan Libéreau, Salomé Stévenin, Florence Thomassin, Jean-Philippe Ecoffey, Claire Nebout, Aurélien Recoing, Magali Woch, Camille Japy

Mickael tem 17 anos, é capitão da equipa de judo e está a acabar o 12º ano. Tudo correria bem se a família não se visse constantemente confrontada com dificuldades financeiras e, sobretudo, se ele não se sentisse estranhamente tentado a partilhar a sua namorada de sempre, Vanessa, com Clément, recém chegado e filho do novo patrocinador da equipa.

“Gabrielle”
Realização: Patrice Chéreau
Com: Isabelle Huppert, Pascal Greggory, Thierry Hancisse
A tomada de consciência de um casal burguês ao descobrir que, em dez anos de casamento, nunca existiu amor entre eles.


“Je Préfère qu’on reste amis”
Realização: Eric Toledano, Olivier Nakache
Com: Jean-Paul Rouve, Gérard Depardieu, Annie Girardot, Lionel Abelanski, Isabelle Renauld

É a história de Claude Mendelbaum, um homem um pouco lamuriento, com um trabalho pouco excitante e uma mãe a Leste, um tímido com um coração enorme, um vulgar corpo de merceeiro… resumindo: um homem que não atrai muito as mulheres. Por isso, está sozinho, coisa que já dura há dois anos.
Claude já não suporta a situação e parte em busca da Mulher da sua vida. Para tal, arranja um parceiro de cruzeiro, Serge, um guia espiritual, o seu oposto. Um homem que não tem medo de nada, nem sequer do ridículo. E não é que os dois vão descobrir que, durante esse tempo todo, o que procuravam estava ali, mesmo à sua frente?! Sem eles saberem. Uma amizade, das verdadeiras, à espera de outra coisa…


“Joyeux Nöel”
Realização: Christian Carion
Com: Diane Kruger, Guillaume Canet, Dany Boon, Bernard Le Coq, Benno Fürmann, Gary Lewis, Daniel Brühl, Lucas Belvaux, Steven Robertson, Alex Ferns

Este filme é inspirado numa história verídica, que aconteceu durante a Primeira Guerra Mundial, na noite de Natal de 1914, em vários sítios da frente de batalha.
Quando a guerra rebenta no Verão de 1914, surpreende e arrasta milhões de homens no seu turbilhão. E o Natal chega, com a neve e as prendas das famílias e dos Estados-Maiores. Nessa noite, um acontecimento notável vai mudar para sempre o destino de 4 personagens: um pastor escocês, um tenente francês, um tenor alemão e um soprano dinamarquês, estrelas da época que, por ocasião da noite de Natal de 1914, se vão encontrar no meio de uma confraternização sem precedentes entre soldados alemães, franceses e britânicos. Vão deixar a espingarda no fundo das trincheiras para irem ter com quem está do outro lado, apertar-lhe a mão, trocar cigarros e chocolate, desejar "Feliz Natal!"

“Kilomètre Zero”
Realização: Hiner Saleem
Com: Nazmî Kirik, Eyam Ekrem, Belcim Bilgin, Ehmed Qeladizeyi, Nezar Selami

Fevereiro de 1988, em plena guerra Irão/Iraque. Ako, um jovem curdo, sonha fugir do país, mas a sua mulher Selma recusa-se a fazê-lo enquanto o pai for vivo. Alistado à força no exército de Saddam Hussein, um dia, Ako recebe uma ordem para levar os restos mortais de um mártir da guerra à sua família. Disfarçado de motorista de táxi árabe, Ako atravessa o país tendo, no fim da estrada, as montanhas curdas. Talvez seja a oportunidade de Ako fugir finalmente do país...


“Caché”
Realização: Michael Haneke
Com: Juliette Binoche, Daniel Auteuil, Maurice Bénichou, Walid Afkir, Annie Girardot, Bernard Le Coq, Daniel Duval, Nathalie Richard, Denis Podalydès

Georges, jornalista literário, recebe vídeos – filmados clandestinamente a partir da rua – em que aparece com a família, assim como desenhos perturbadores e difíceis de interpretar, e não faz a menor ideia da identidade do remetente.Pouco a pouco, o conteúdo das cassetes vai-se tornando cada vez mais pessoal, o que leva a pensar que o autor o conhece há muito tempo.Georges sente que uma ameaça paira sobre si e sobre a sua família mas, como não é explícita, a polícia recusa-se a ajudá-lo...


“Les Revenants”
Realização: Robin Campillo
Com: Géraldine Pailhas, Jonathan Zaccaï, Frédéric Pierrot, Catherine Samie, Victor Garrivier, Djemel Barek, Marie Matheron

Os mortos regressaram em massa. Em todo o mundo, milhares de mortos deixaram os cemitérios e irromperem pelas cidades. De súbito, o fenómeno cessou, como se as portas do mundo se tivessem voltado a fechar. É agora iniciada uma nova fase, particularmente delicada: a reinserção dos mortos nas respectivas famílias.


“Les Sœurs fâchées”
Realização: Alexandra Leclère
Com: Catherine Frot, Isabelle Huppert, François Berléand, Brigitte Catillon

Louise, esteticista em Le Mans, vai passar três dias a casa da irmã, Martine, que vive em Paris.
Aparentemente, Martine tem tudo! Tudo, excepto o essencial. E é exactamente o essencial que Louise tem!
Nesses três dias, Louise e a sua notória felicidade dão cabo dos nervos e da vida de Martine.


“Un fil à la patte”
Realização: Michel Deville
Com: Emmanuelle Béart, Charles Berling, Dominique Blanc, Jacques Bonnaffé, Mathieu Demy, Julie Depardieu

Bois-d'Enghien ama Lucette, a diva, a sua amante oficial, mas tem de acabar tudo pois... Nessa mesma tarde, vai assinar a seu contrato de casamento com Viviane Duverger, uma bela rapariga com um belo dote. Madame Duverger, a mãe de Viviane, deseja Bois-d'Enghien para genro. Ou será que o deseja "tout court"?
O (novo) rico Irrigua quer Lucette para amante. Todos os amigos de Lucette, incluindo Bois-d'Enghien, concordam, pois ele é rico. Mas, além disso, é também muito ciumento... Sexo e dinheiro são o tema desta comédia: quem vende quem, quem se vende?

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?