<$BlogRSDURL$>

sábado, setembro 10, 2005

Final Cut - A Última Memória 

Memórias de uma vida editadas

Final Cut - A Última Memória. Perturbador e, no entanto, fascinante e interessante. E se pudesse ver toda a vida de uma pessoa e decidir o que fica para recordar?
--------------------
E se toda a sua vida fosse vista por outra pessoa, o que faria de diferente?

O conceito deste filme é fascinante.

3,5/5

João Tomé

É difícil imaginar, hoje em dia, que toda a nossa memória, tudo o que experienciámos, de bom e mau, durante a nossa vida possa ser visto por outra pessoa, da mesma forma os nossos olhos viram. Este filme apresenta esse tema fascinante e inovador e questiona-o também.
Os Zoe Chips podem ser adquiridos pelas pessoas mais ricas (pelos pais), que compram um chip colocado nos filhos desde a nascença, para que estes possam, depois de morrer, ter uma homenagem visual com imagens da vida do falecido.
Robin Williams (que se mantém com papéis dramáticos) é aqui um homem com traumas de infância chamado Alan W. Hakman, que se torna num especialista na edição dessas memórias – chamado Cutter.
O filme do pouco experiente Omar Naim (de nacionalidade jordã), que poderia ter ido mais além, coloca-nos a pensar no que seria ter que viver com as memórias desagradáveis de outras pessoas. Faz-nos também olhar com atenção para a diferença entre o que a nossa vida foi, na realidade, e o que é seleccionado - adulterado - para lhe dar uma sensação perfeita.
Embora as memórias seleccionadas por todos os Cutters sejam as melhores e mais bonitas, a vida das pessoas têm sempre muitos podres que marcam quem as vê – desde o pai que violava a filha sem ninguém saber, muitos são os fantasmas nos armários que não podem ser divulgados. Alan W. Hakman vai deixar-se levar pelas memórias de outra pessoa, quando encontra nelas uma pessoa muito importante na sua vida. O risco pela busca da verdade torna-se a sua obsessão e é também uma das características inerentes à história. Um filme intenso e que dá que pensar.

De: Omar Naim
Com: Robin Williams, Mira Sorvino, James Caviezel
Género: Ficção Científica/Thriller
Origem: Canadá/Alemanha, 2004
105 minutos
www.finalcutfilm.com

O lado negro de Robin Williams volta a atacar
Actor americano tem novo papel dramático em 'The Final Cut'. E explicou-nos porquê



Jim Caviezel tem aqui um papel curto, mas intenso e importante.


Mira Sorvino é uma bibliotecária numa época de computadores e gravações de memórias humanas. Robin Williams disse em entrevista que já se sente velho demais para estes papéis românticos, ainda para mais com jovens bonitas.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?